Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55920

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRabot, Jean-Martinpor
dc.contributor.authorMarques, Fábio Freitaspor
dc.date.accessioned2018-09-20T10:26:48Z-
dc.date.available2018-09-20T10:26:48Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55920-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Culturapor
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo estudar a cena musical vinculada à MPB (Música Popular Brasileira) em meio à efervescência artística-boémia-política no entorno da Universidade Federal do Ceará (UFC), na cidade de Fortaleza (CE). Durante o processo de abertura política da ditadura civil-militar brasileira, jovens músicos-estudantes adotam práticas da música independente (ou alternativa) e passam a integrar um embrionário circuito local de MPB, à margem da indústria fonográfica e dos media do eixo Rio-São Paulo - grande centro produtor e difusor de bens culturais no Brasil. A análise toma como referência a trajetória de sete artistas, sendo eles Amaro Penna, Calé Alencar, Dilson Pinheiro, Eugênio Leandro, Jabuti Fonteles, Parahyba e Pingo de Fortaleza. Estão destacadas questões relacionadas ao envolvimento da música com a política estudantil, a cena cultural e boêmia em torno da universidade e as estratégias de atuação profissional desses músicos.por
dc.description.abstractThis work aims to study the musical scene linked to MPB (Brazilian Popular Music) rooted in an artistic-bohemian-political effervescence around the Federal University of Ceará (UFC), in the city of Fortaleza (CE). During the process of political opening of the Brazilian civil-military dictatorship, young musicians-students adopt independent (or alternative) music practices and begin to integrate an embryonic local MPB circuit, in the margin of the recording industry and media. The analysis focuses on the trajectory of seven artists: Amaro Penna, Calé Alencar, Dilson Pinheiro, Eugênio Leandro, Jabuti Fonteles, Parahyba and Pingo de Fortaleza. Issues related to the involvement of music with student politics, the cultural and bohemian scene around the university and the strategies of professional performance of these musicians are highlighted.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsica popularpor
dc.subjectMovimento estudantilpor
dc.subjectDitadura militarpor
dc.subjectFortaleza – Cearápor
dc.subjectCena musicalpor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectBoémiapor
dc.subjectJinglespor
dc.subjectPopular musicpor
dc.subjectStudent movementpor
dc.subjectMilitary dictatorshippor
dc.subjectMusical scenepor
dc.subjectUniversitypor
dc.subjectBohemiapor
dc.titleA MPB faz sua cena: música, boémia e política em Fortaleza nos últimos anos da ditadura militar (1980 – 1985)por
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201964023por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3_Dissertacao_pg25581_FabioMarques.pdf3,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID