Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55857

TítuloO uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: resultados preliminares
Outro(s) título(s)The use of the Portuguese language in mathematical learning in students with hearing disability: preliminary results
El uso de la língua gestual portuguesa en el aprendizaje matemático en alumnos con discapacidad auditiva: resultados preliminares
Autor(es)Tinoco, Joana
Martinho, Maria Helena
Cruz-Santos, Anabela
Palavras-chaveMatemática
Deficiência Auditiva
Educação Bilingue
Língua Gestual Portuguesa
Mathematics
Hearing Impairment
Bilingual Education
Portuguese Sign Language
Matemáticas
Pérdida de audición
Educación Bilingüe
El Lenguaje de Signos Portuguesa
Data2018
RevistaRevista de Educação Matemática
CitaçãoTinoco, J., Martinho, M. H., & Cruz-Santos, A. (2018). O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: Resultados preliminares. Revista de Educação Matemática, 15(20), 445-462.
Resumo(s)Este artigo apresenta alguns resultados decorrentes de dois estudos de caso, um sobre Carla e outro sobre Daniel, dois alunos que frequentavam o 6.º ano de escolaridade de uma escola de referência para a educação bilíngue. Com este estudo pretendíamos compreender quais os principais desafios linguísticos que enfrentam os alunos com Deficiência Auditiva na aula de Matemática. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, seguindo o design de estudo de caso. Assim, foram observadas as aulas de Matemática ao longo do segundo período letivo, de janeiro a março, de uma turma composta por quatro alunos com Deficiência Auditiva. Para além da observação de aulas foi também realizada uma entrevista à professora de Matemática. Através da análise dos dados recolhidos foi possível identificar algumas das dificuldades que os alunos enfrentam em termos de linguagem nas aulas de Matemática, entre as quais: o reduzido leque de vocabulário conhecido pelos alunos, mesmo de termos do quotidiano, o que dificulta a compreensão dos enunciados das tarefas; a não linearidade da tradução entre a Língua Gestual Portuguesa e a Língua Portuguesa que causa momentos de incompreensão por parte da professora e dos alunos; a existência de palavras com a mesma grafia e com significados distintos que provocam algum conflito no aluno; a inexistência de gestos em Língua Gestual Portuguesa para diversos termos matemáticos, levando à criação por comum acordo de gestos ou ao soletrar de palavras, com os riscos que cada uma destas opções acarreta; e a forma como são lidos os números em Língua Gestual Portuguesa, algarismo a algarismo, que causa dificuldades na compreensão do valor posicional de cada algarismo.
This paper discusses results from two case studies, one on Carla and the other on Daniel, two 6th grade students in the academic year in a school for bilingual education. The purpose of this study was to understand what are the main language challenges faced by students with Hearing Impairment in the Mathematics class. The study followed a qualitative approach of an interpretative nature, following the case study design. Thus, we observed the Mathematics classes from January to March of four hearing impaired students. Observation was complemented with an interview to the Mathematics teacher. Through the analysis of the collected data it was possible to identify some of the students’ difficulties. Those included: the reduced range of vocabulary known to students, even in what concerns everyday language, which makes it difficult to understand the task statements; the non-linear translation between the Portuguese Sign Language and the Portuguese Language that causes moments of incomprehension to both the teacher and the students; the existence of words with the same spelling but different meanings, that cause some conflict in the student; the absence of gestures in the Portuguese Sign Language for a number of mathematical terms, leading to the creation of gestures by common agreement, or to resort to word spelling, with the risks that each of these options entails; and the way numbers are read in the Portuguese Sign Language, digit to digit, which causes difficulties in understanding the positional value of each digit.
Este artículo presenta algunos resultados derivados de dos estudios de caso, uno sobre Carla y otro sobre Daniel, dos alumnos que frecuentaban el sexto año de escolaridad de una escuela de referencia para la educación bilingüe. Con este estudio pretendíamos comprender cuáles son los principales desafíos lingüísticos que enfrentan los alumnos con deficiencia auditiva en la clase de Matemáticas. El estudio siguió un enfoque cualitativo de naturaleza interpretativa, siguiendo el diseño de estudio de caso. Así, se observaron las clases de Matemáticas a lo largo del segundo período lectivo, de enero a marzo. La clase estaba compuesta por cuatro alumnos con deficiencia auditiva. Además de la observación de clases fue también realizada una entrevista a la profesora de Matemáticas. A través del análisis de los datos recogidos fue posible identificar algunas de las dificultades que los alumnos enfrentan en términos de lenguaje en las clases de Matemáticas, entre las cuales: el reducido abanico de vocabulario conocido por los alumnos, incluso de términos de la vida cotidiana, lo que dificulta la comprensión de los alumnos enunciados de las tareas; no linealidad de la traducción entre el lenguaje de signos portugués y portugués provocando momentos de incomprensión por parte del profesor y el alumno; la existencia de palabras con la misma grafía y con significados distintos que provocan algún conflicto en el alumno; la ausencia de gestos en el lenguaje de signos portuguesa para diversos términos matemáticos, lo que lleva a la creación por medio de gestos acuerdo o escribir las palabras con los riesgos que cada una de estas opciones conlleva; y la forma en que se leen los datos en idioma portugués señal, dígito a dígito, lo que provoca dificultades para comprender el valor de cada dígito.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55857
DOI10.25090/remat25269062v15n202018p445a462
ISSN1676-8868
e-ISSN2526-9062
Versão da editorahttp://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/177
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O uso da LGP na aprendizagem matemática.pdf432,36 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID