Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55787

TitleA construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem
Other titlesBuilding professional competences in the context of nursing internship
La construcción de competencias profesionales en el contexto de la pasantía en enfermería
Author(s)Cunha, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da Cunha
Vieira, Flávia
Macedo, Ana Paula
KeywordsEnfermagem
Estágio clínico
Competências
Supervisão
Issue date12-Jul-2018
JournalCampo Abierto: Revista de Educación
CitationLopes Monteiro da Cunha, C. M. D. S., Gonçalves Fernandes Ferreira, I. F., & Morais de Carvalho Macedo, A. P. (2018, julio 12). La Construcción de Competencias Profesionales en el Contexto de la Pasantía en Enfermería. Campo Abierto. Revista De Educación, 37(1), 93-106. Recuperado a partir de https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/3263
Abstract(s)O artigo apresenta um estudo de caso desenvolvido no âmbito de uma Licenciatura em Enfermagem numa Escola Superior de Enfermagem em Portugal, com a finalidade de compreender processos de construção de competências profissionais em contexto de estágio. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos estudantes do 2º ano do curso e entrevistas semiestruturadas a um grupo de estudantes e duas supervisoras, uma da escola de formação e outra do hospital. Os resultados apresentados sinalizam a existência de tensões na relação teoria-prática e na articulação entre os dois contextos de formação, apontando a necessidade de reforçar modalidades de supervisão reflexiva e dialógica, assim como a colaboração interinstitucional. Palavras chave: enfermagem; estágio clínico; competências; supervisão.
El artículo presenta un estudio de caso desarrollado en el ámbito de una Licenciatura en Enfermería en una Escuela Superior de Enfermería en Portugal, con la finalidad de comprender procesos de construcción de competencias profesionales en contexto de pasantía. Los datos fueron recogidos a través de un cuestionario a los estudiantes del 2º año del curso y entrevistas semiestructuradas a un grupo de estudiantes y dos supervisoras, una de la escuela de formación y otra del hospital. Los resultados presentados señalan la existencia de tensiones en la relación teoría-práctica y en la articulación entre los dos contextos de formación, apuntando la necesidad de reforzar modalidades de supervisión reflexiva y dialógica, así como la colaboración interinstitucional. Palabras clave: enfermería; práctica clínica; competencias; supervisión.
The article presents a case study developed in the context of a Nursing graduate programme within a Nursing School in Portugal, with the purpose of understanding the processes of building professional competences in the context of students’ internship. The data were collected through a questionnaire to the 2nd year students, and semi-structured interviews to a group of students and two supervisors, one from the training school and another from the hospital. Results highlight the existence of tensions related to the theory-practice relationship and to the articulation between the two training contexts. They signal the need to reinforce reflective, dialogic supervisory practices, as well as interinstitutional collaboration. Key words: nursing; practicum; competences; supervision.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55787
ISSN0213-9529
Publisher versionhttps://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/3263
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ESE-CIE - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigocampoabierto2018.pdf178,66 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID