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TítuloA imagem da ciência e dos cientistas: retratos de um estudo na Universidade do Minho
Outro(s) título(s)The image of science and scientists: portraits of a study at the University of Minho
Autor(es)Magalhães, Ricardina
Ruão, Teresa
Palavras-chaveCiência
Investigação científica
Imagem da ciência
Perceção da ciência
Universidade do Minho
Science
Scientific research
Image of science
Perception of science
University of Minho
Data2018
EditoraObservatório da Comunicação (OberCom)
RevistaObservatorio
CitaçãoMagalhães, R. & Ruão, T. (2018). A imagem da ciência e dos cientistas: retratos de um estudo na Universidade do Minho. Observatorio (Obs) Journal, 12(3), 195-223. doi: 10.15847/obsOBS12320181077
Resumo(s)A divulgação e disseminação da ciência dá-se em diferentes contextos e através de diversas atividades. Contudo, é na universidade onde a promoção da ciência tem mais potencial de impacto, nomeadamente pela exposição das pessoas aos eventos científicos realizados, às obras de cariz científico publicadas e ao contacto direto com investigadores. As atividades de divulgação criam representações mentais sobre a ciência junto dos públicos, que, no seu conjunto, dão origem a uma imagem mais ou menos estável. E dessa imagem resulta um certo nível de reconhecimento e um consequente apoio às atividades dos investigadores, e à ciência por inerência, pelas comunidades e decisores políticos. Interessa, por isso, conhecer as perceções sobre a ciência, nomeadamente perceber a imagem que os estudantes do Ensino Superior têm da atividade científica – isto é, indivíduos jovens a viver num contexto privilegiado de contacto com a ciência. A esse propósito quisemos saber se os alunos de uma universidade têm consciência do permanente contacto com a ciência; o que constitui a ciência para esses estudantes; de que forma se pode levar os estudantes ao contacto positivo com ciência; de que modo podem os investigadores influenciar a imagem projetada da ciência; e como podem as instituições científicas influenciar a imagem percebida da Ciência juntos dos estudantes. Para obter estas respostas, conduzimos um estudo-piloto através da aplicação de um questionário a alunos dos três ciclos de estudos da Universidade do Minho, em vários cursos de áreas científicas distintas. Em suma, procurámos perceber qual era a sua perceção/imagem da ciência e da investigação científica naquele contexto, na busca de orientações para um trabalho de qualidade na comunicação da ciência em Portugal.
The disclosure and dissemination of science occurs in different contexts and through various activities. However, it is at the university where the promotion of science has more potential for impact, namely by the exposition to scientific events, the scientific published works nature and the direct contact with researchers. Dissemination activities create mental representations about science among the public, which, on the whole, give rise to a more or less stable image. And from this image results a certain level of recognition and a consequent support to the activities of researchers, and to science inherently, by communities and policy makers. It is relevant, therefore, to know the perceptions about science, namely to perceive the image that the students of Higher Education have of the scientific activity – that is, young individuals to live a privileged context of contact with science. In this regard we wanted to know if the students of a university are aware of permanent contact with science; what is science for these students; how students can be brought into positive contact with science; how researchers can influence the projected image of science; and how can scientific institutions influence the perceived image of science together with students. To obtain these answers, we have conducted a pilot study by applying a questionnaire to students of the three cycles of studies of the University of Minho (Portugal), in various courses of different scientific areas. In short, we sought to understand what their perception / image of science and scientific research was in that context, in search of guidelines for quality work in science communication in Portugal.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55780
DOI10.15847/obsOBS12320181077
ISSN1646-5954
Versão da editorahttp://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1077
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals
DCC - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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