Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55775

TitleIdentificação e análise do vestuário/têxteis presente em museus do traje e moda do século XIX
Other titlesIdentification and analysis of clothes / textiles present in museums of the 19th century costume and fashion
Author(s)Vasques, Ronaldo Salvador
Advisor(s)Cunha, Joana
Pelegrini, Sandra de Cássia Araújo
KeywordsDesign de superfície Têxtil
Museu
Vestuário
Moda
Textile surface design
Museum
Clothing
Fashion
Issue date15-Jan-2018
Abstract(s)As coleções de têxteis/vestuários que são apresentadas em museus carecem, geralmente, de informações sobre os materiais têxteis que as compõem. Neste sentido, sob o ponto de vista de uma abordagem que vai para além da história e do vestuário, aos têxteis pertencentes aos acervos museológicos faltam informações específicas, isto é, geralmente, as exposições empenham-se em apresentar o vestuário em si, nas suas formas e volumes, não havendo um olhar para a especificidade do design de superfície têxtil nem para as suas características. O reconhecimento desse facto atesta e justifica a relevância da presente proposta, uma vez que a apreensão das características têxteis de produção pode oferecer preciosas informações aos visitantes, pesquisadores e estudantes de design, através de uma documentação mais completa. Este trabalho aborda o estudo de identificação e análise de materiais têxteis presentes em vestuários do século XIX. Enquadrada na área de património têxtil, vestuário e design, a pesquisa realizou-se no Museu Alberto Sampaio (MAS), em Portugal, e no Museu Imperial (MI), no Brasil, investigando nas reservas técnicas dos museus os vestuários do século XIX nos seus pormenores de design de superfície, sendo de salientar que o segmento da moda abrange uma dimensão ampla e, por isso, este alinhavo entre têxtil e moda é fundamental para a pesquisa. Importa referir que esta pesquisa é também de suma importância para o ensino e formação do design, orientando os profissionais da área, e também o público em geral, de uma forma mais concisa, entendendo como se transformaram os materiais têxteis no decorrer deste século. Foi criada uma ficha catalográfica mais completa com os pormenores da estrutura dos componentes têxteis das peças analisadas, divididos em (A) Vestuário, (B) Materiais Têxteis e (C) Design de Superfície Têxtil, como forma de preservar o património têxtil, apresentada nos apêndices desta tese ( Volume I e volume II). Os resultados permitiram contribuir para o conhecimento específico dos materiais têxteis, vestuários e o design de superfície neste recorte temporal. A sistematização das metodologias aplicadas conduziu à elaboração de um guia-prático para identificar e analisar têxteis/vestuários, o qual é também uma documentação relevante, pois irá salvaguardar a caracterização dos têxteis/vestuários presentes nos museus, imprescindível para conhecer minuciosamente as origens dos têxteis e as suas histórias e assim, com essa ficha catalográfica, preservar o património têxtil e contribuir para o trabalho nas reservas técnicas no setor de museologia.
The collections of textiles / clothes that are displayed in museums usually present a lack of information about the textile materials that compose them. In this sense, from the point of view of an approach that goes beyond history and clothing, the textiles belonging to the collections of the museums show an absence of specific information, that is to say, generally the exhibitions strive to present the clothing itself, in its shapes and volumes, not having a closer look at the specificity of the textile surface design nor its characteristics. The recognition of this fact attests and justifies the relevance of this proposal, since the understanding of the textile production characteristics can provide valuable information to visitors, researchers and design students through more complete documentation. This paper deals with the issue of identification and analysis of textile materials present in the clothing of the nineteenth century. Encompassed in the area of textile heritage, clothing and design, the research was conducted at the Alberto Sampaio Museum (ASM) in Portugal, and the Imperial Museum (IM) in Brazil, investigating in the technical reserves of these museums the garments of the nineteenth century in their details of surface design, being important to emphasize that the fashion segment encompasses a wide dimension and, therefore, this linkage between textile and fashion is essential to the research. It is important to mention that this research is also of great importance for the teaching and training of design, guiding the professionals in the area, as well as the public in general, in a more concise way, understanding how the textile materials have changed throughout this century. A more complete catalogue form was created with the details of the structure of the textile components of the garments analysed, divided into (A) Clothing, (B) Textile Materials and (C) Textile Surface Design, as a way of preserving the textile heritage. The results allowed a contribution to the specific knowledge of textile materials, clothing and surface design in this period. The systematization of the applied methodologies led to the development of a practical guide to identify and analyse textiles / clothes, which is also a relevant documentation, since it will safeguard the characterization of textiles / clothes present in museums, essential for a detailed understanding of the origins of textiles and their histories and thus, with this catalogue, preserve the textile heritage and contribute to the work in the technical reserves in the museology sector.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Engenharia Têxtil
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55775
AccessEmbargoed access (2 Years)
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
DET/2C2T - Teses de doutoramento

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