Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/5573

TítuloPoluição aquática: o rio Douro como instrumento de educação ambiental no 1.º ciclo do ensino básico
Autor(es)Afonso, Carlos Manuel Quitério
Orientador(es)Lima, Nelson
Data20-Out-2005
Resumo(s)Devido aos graves problemas ambientais, tanto à escala local como global, com que actualmente a humanidade se confronta, a Educação Ambiental tem vindo a adquirir, cada vez mais, um estatuto de relevância no processo de ensino-aprendizagem. Na dinâmica criança-família-sociedade, a escola é o espaço privilegiado para esta educação e sensibilização, que deve começar desde o Ensino Básico. No entanto, o papel da escola não se pode ficar pela transmissão e estruturação de conhecimentos sobre os problemas ambientais, mas deve conduzir à interiorização de valores e à emergência de atitudes críticas e activas através de métodos de aprendizagem activos. Foi aproveitando o tema de Área-Escola da escola onde o investigador-professor leccionou no ano lectivo de 2003/2004 (Poluição aquática), assim como a proximidade da escola ao rio Douro, e tendo em conta o modelo construtivista no processo de ensino-aprendizagem, que se realizaram três estudos: um estudo de pré-intervenção, outro de intervenção pedagógica e ainda um estudo controlo, e cujos principais objectivos foram: (1) avaliar conhecimentos, atitudes e valores da turma de intervenção (alunos do 4.º ano de escolaridade) relativamente a aspectos da problemática da poluição aquática; (2) promover a aquisição de conhecimentos, atitudes e valores nos alunos, em função de uma intervenção pedagógica especialmente planificada para esse fim; (3) procurar estabelecer relação entre a evolução dos conhecimentos, atitudes e valores e as actividades realizadas no decorrer da intervenção pedagógica; e (4) avaliar se a proximidade ou distância dos alunos/escola ao rio Douro exerce alguma influência nos conhecimentos e sensibilidade que os alunos têm face à poluição aquática. Para atingir o primeiro objectivo foi desenvolvido e validado um questionário, de modo a avaliar conhecimentos, atitudes e valores que os alunos apresentam face à poluição aquática e problemas ambientais associados. Os resultados obtidos após aplicação deste questionário mostraram que a maioria dos alunos apresentavam atitudes e valores de preservação ambiental. No entanto, a maioria dos alunos apresentava resultados inferiores nos itens que avaliavam os conhecimentos. Para atingir o segundo e terceiro objectivos procedeu-se à planificação e implementação de uma intervenção pedagógica na turma de intervenção, onde se privilegiou uma intervenção activa, numa perspectiva construtivista do ensino-aprendizagem. Seguidamente, foi efectuada uma reavaliação dos conhecimentos, atitudes e valores mediante a entrega do mesmo questionário utilizado para atingir o primeiro objectivo. Os resultados permitiram concluir que houve uma evolução positiva nos conhecimentos, atitudes e valores. Finalmente, o quarto objectivo foi atingido pela comparação das respostas ao questionário de alunos que estudavam próximo do rio e de alunos que estudavam a cerca de 15 Km do rio Douro. Através dos resultados obtidos concluiu-se não haver qualquer influência da distância dos alunos ao rio, uma vez que, contrariamente ao que se tinha postulado, os resultados foram superiores no grupo de alunos que estudavam longe. Quanto à participação dos alunos neste projecto, foi enorme o interesse mostrado no desejo de aprofundar os conhecimentos, trocar experiências e trabalhar em grupo, o que se verificou pela mudança de atitudes e valores, notando-se um desenvolvimento de competências de observação, pesquisa e procura de soluções. Em suma, graças a uma forma de investigação baseada, essencialmente, na acção e reflexão, consegui-se que os alunos interiorizassem conceitos, atitudes e valores conducentes a procedimentos adequados para proteger e promover o ambiente em geral.
Due to serious environmental problems, in a local and global scale, that actually the humanity faces, the Environmental Education has been acquiring, more and more, an outstanding statute on the teachig-learning process. On the child-family-society dynamic, the school is the privileged space to this kind of education and awareness, that should start on Basic School. However the role of the school can not be only the transmission and organization of knowledges related to environmental problems, instead it should lead to interiorization of values and appearance of critical and active attitudes through active learning methods. Using the school project theme from the school where the investigator-teacher teached during the school year 2003/2004 (Aquatic pollution), as weel as the vicinity to Douro river, and based on the constructivism model of teaching-learning process, three studies were undertaken: one study before the intervention, one intervention study and one control study, whose main objectives were: (1) to evaluate knowledges, attitudes and values from the intervention class (fourth grade pupils) about aquatic pollution concern; (2) to promote the aquisition of knowledges, attitudes and values by a special designed pedagogical intervention; (3) to relate the evolution of pupils’ knowledges, attitudes and values with the activities carried out during the implementation of the pedagogical intervention; (4) to evaluate if the pupils/school distance has any influence on aquatic pollution knowledges and awareness. To fulfil the first objective, a questionnaire was developped and validated, in order to evaluate the pupils’ knowledges, attitudes and values face to aquatic pollution and related environmental problems. The results showed that the majority of the pupils had knowledges, attitudes and values of environmental preservation. Nevertheless, they showed lower results on the evaluating knowledges itens. To attain the second and third objectives, a plan and implementation of a pedagogical intervention were undertaken in the intervention class, in which an active intervention based on the constructivism bases of teaching-learning was previliged. Afterwards, a reevaluation of the knowledges, attitudes and values was effectuated using the same questionnaire used before to attain the first objective. The results indicated a positive evolution. Finally, the fourth objective was reached comparing the questionnaire results from pupils that studied near by the river Douro from those who lived and studied about 15 Km faraway from the river. When we compare these two groups the results show that the river vicinity does not influence the pupil’s performance concerning the environmental issues assessed in the questionnaire. In contrast, we got better results from the pupil’ group that studied faraway from the river. This result contradicted our idea that the pupil’ group living nearby Douro, primarily, had better understanding of aquatic pollution problems. As for the pupils’ participation in this project, it can be said that the interess in going through knowledges, changing experiences and working in groups was huge, what was showed by chances in attitudes and values. It was also observed an increase in the competences of observation, search and request of solutions. In general, thanks to an intervention based, essencially, on action and reflection, it was possible for the pupils incorporate attitudes and values that lead to proceedings that protect and promote the environment.
TipoDissertação de mestrado
URIhttps://hdl.handle.net/1822/5573
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DCILM - Dissertações de Mestrado

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