Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55513

TitlePerceções dos docentes sobre a avaliação externa das escolas em Portugal
Other titlesTeachers’ perceptions on the external evaluation of schools in Portugal
Percepciones de los docentes sobre la evaluación externa de las escuelas en Portugal
Author(s)Sousa, Joana Raquel Faria de
Pacheco, José Augusto
KeywordsAvaliação Externa das Escolas
Avaliação Institucional
Inspeção das Escolas
Currículo
External evaluation of schools
Institutional evaluation
School inspections
Curriculum
Evaluación externa de las escuelas
Evaluación institucional
Inspección de las escuelas
Issue dateApr-2018
PublisherEditora UNOESC
JournalRoteiro
CitationSousa, J., & Pacheco, J. A. (2018). Perceções dos docentes sobre a Avaliação Externa das Escolas em Portugal. Revista Roteiro, 43(1), 237-258. doi: 10.18593/r.v43i1.15852
Abstract(s)O estudo apresentado neste artigo surge de uma investigação realizada no âmbito do Observatório de Autoavaliação de Escolas, tendo por objetivo principal compreender tendências nas perceções dos docentes sobre os efeitos da Avaliação Externa das Escolas (AEE) na realidade portuguesa. Através de um estudo quantitativo, baseado num inquérito por questionário dirigido a docentes de Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas da rede do Ministério da Educação, na região Norte de Portugal, são analisados os resultados com base no processamento de dados estatísticos, dos quais são enfatizadas duas tendências principais: a perceção dos docentes relativamente à influência da AEE na dinamização dos órgãos intermédios de gestão, na articulação curricular, nos mecanismos de qualidade que promovem a educação, na discussão sobre a organização interna da escola, na orientação para os resultados de aprendizagem dos alunos, na Avaliação Externa de Aprendizagens, no desenvolvimento profissional dos docentes e na promoção da imagem social da escola; e a indefinição da perceção dos docentes relativamente à melhoria dos apoios pedagógicos e à contribuição para a diferenciação curricular, como efeito da AEE.
The study presented in this article emerges from an investigation carried out within the Schools Self-evaluation Observatory, with the main purpose of understanding the trends in teachers’ perceptions regarding the effects of the External Evaluation of Schools (EES) on the Portuguese reality. Through a quantitative study based on a ques - tionnaire survey applied to teachers of the School Groups and Non-Grouped Schools of the Ministry of Education network in the Northern region of Portugal, the results are analyzed through data processing from which two main tendencies are emphasized: the teachers’ perception of the influence of the EES in the intermediate management bodies’ dynamics, in the curricular articulation, in the quality mechanisms that promote educa - tion, in the discussion about the internal organization of the school, in the orientation to the students learning outcomes, in the External Evaluation of Learning, in the professional development of the teachers and in the promotion of the social image of the school; the undefined teachers’ perception regarding the improvement of pedagogical support and the contribution to curricular differentiation as an effect of EES
El estudio que aquí se presenta surge de una investigación realizada en el marco del Observatorio de Autoevaluación de Escuelas, realizada con el princi - pal objetivo de comprender tendencias en las percepciones de los docentes sobre los efectos de la Evaluación Externa de las Escuelas (EEE) de la realidad Portuguesa. A través de un estudio cuantitativo basado en una encuesta por cuestionario dirigido a docentes de Agrupamientos de Escuelas y Escuelas no Agrupadas de la red del Minis - terio de Educación, en la región Norte de Portugal, se han analizado los resultados a través del procesamiento de datos estadísticos, de los cuales se enfatizan las dos mayores tendencias: percepción de los docentes respecto a la influencia de la EEE en la dinamización de los órganos intermedios de gestión, en la articulación curricular, en los mecanismos de calidad que promueven la educación, en la discusión sobre la organización interna de la escuela, en la orientación hacia los resultados de apren - dizaje de los alumnos, en la Evaluación Externa de Aprendizajes, en el desarrollo profesional de los docentes y en la promoción de la imagen social de la escuela; la indefinición de la percepción de los docentes respecto a la mejora de los apoyos pedagógicos ya la contribución a la diferenciación curricular, como efecto de la EEE
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55513
DOI10.18593/r.v43i1.15852
e-ISSN2177-6059
Publisher versionhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/15852/pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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