Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55480

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, S.por
dc.contributor.authorGomes, S.por
dc.contributor.authorSacadura, C.por
dc.contributor.authorAraújo, C.por
dc.contributor.authorCardoso, R.por
dc.contributor.authorCruz-Santos, Anabelapor
dc.contributor.authorGomes, Maria Joãopor
dc.date.accessioned2018-07-27T08:17:00Z-
dc.date.available2018-07-27T08:17:00Z-
dc.date.issued2015-05-
dc.identifier.citationCosta, S., Gomes, S., Sacadura, C., Araújo, C., Cardoso, R., Cruz- Santos, A., & Gomes, M. J. (2015). Desenvolvimento e aplicação do jogo interativo “Viagem ao mundo das sílabas”: Um contributo para a intervenção no âmbito da consciência fonológica. In M. J. Gomes, A. J. Osório, & L. Valente (Orgs.), Atas da Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação, Half a century of ICT in Education (pp. 952-957). Braga: Universidade do Minho – Centro de Competência em TIC na Educação.por
dc.identifier.isbn978-989-97374-3-3por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55480-
dc.description.abstractApresentação do jogo interativo “Viagem ao mundo das sílabas”. Jogo composto por duas atividades: “Visita aos animais” e “Ida ao supermercado”, cujo objetivo consiste na promoção da aquisição das competências fonológicas e no aumento da qualidade e quantidade de vocabulário. Criaram-se quatro personagens para tornar o jogo mais lúdico e fomentar a interação entre a criança e o software de forma cativante, dinâmica e familiar. A “Visita aos animais” destina-se a identificar o nome dos animais e a suprimir a sílaba inicial enquanto que a “Ida ao supermercado” consiste na deteção de sílabas iniciais de produtos de supermercado. Pretende-se demonstrar que, com ferramentas acessíveis, é possível criar um jogo para ser utilizado, em sala de aula ou em casa, com crianças com dificuldades da linguagem. E, assim, tendo em conta que o processamento e as competências fonológicas específicas são altos preditores das futuras competências linguísticas, aumentar e desenvolvê-las de forma eficaz.por
dc.description.abstractPresentation of the interactive game "Journey to the syllables' world." Game composed of two tasks with the goals: promote the acquisition of phonological skills, and increase the quality and quantity of vocabulary. Four main characters were created to make it more playful and foster the interaction between the child and the software in an attractive, dynamic and familiar way. The task "Visit to animals" was developed in order to identify names of animals and suppress the initial syllable while the task "Going to the supermarket" consists in detecting the initial syllables of supermarket products. The aim is to demonstrate that, with user-friendly tools, you can create a game to be used, in the classroom or at home, with children with language difficulties. And so, given that the processing and the specific phonological skills are high predictors of future language skills, enhance and develop them effectively.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/por
dc.subjectconsciência fonológicapor
dc.subjectjogo interativopor
dc.subjectlinguagempor
dc.subjectintervençãopor
dc.subjectphonological awarenesspor
dc.subjectinteractive gamepor
dc.subjectlanguage, interventionpor
dc.titleDesenvolvimento e aplicação do jogo interativo "Viagem ao mundo das sílabas": um contributo para a intervenção no âmbito da consciência fonológicapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate14 e 15 de maio 2015por
sdum.event.titleIX Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2015 . Meio século de TIC na Educação / Half a century of ICT in Educationpor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage952por
oaire.citationEndPage957por
oaire.citationConferencePlaceBraga - Universidade do Minhopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAtas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2015por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
NEE-Challenges-2015.pdf368,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID