Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/5547

TitleRepensar a informática educativa: construção de um dispositivo para dar vez e voz aos professores na utilização de softwares educacionais
Author(s)Carrão, Eduardo Vitor Miranda
Advisor(s)Silva, Bento Duarte da
Issue date28-Apr-2006
Abstract(s)A presente investigação pretende contribuir para o avanço da utilização das TICs na educação fundamental, proporcionando a professores atuantes em sala de aula, na sua linguagem, na sua voz, uma nova fonte de exemplos e formas de uso das TICs. As mudanças por que vem passando o mundo atual impõem a necessidade de se ressignificarem muitos dos valores e dos costumes formulados para a educação. O encurtamento das distâncias e a velocidade cada vez maior da ocorrência dos fatos, implicam numa maior agilidade na tomada de decisão e na ação das pessoas. Na indústria, no comércio, na medicina, no esporte, nos lares, os computadores tomam posicionamento, assumindo responsabilidades funcionais numerosas, um papel estratégico, permitindo e mesmo exigindo a dissociação do tempo e do lugar geográfico físico das atividades humanas. O computador é um instrumento novo, recém chegado nas redondezas da educação, e que pode, e deve, ajudar o ensino a se tornar cada vez mais ensino: fornecer conhecimentos e informações, abrindo os caminhos do raciocínio. Com as TICs, consideramos que os professores dispõem de uma inovadora e relevante alternativa de melhoria da educação nesta nossa sociedade do século XXI e um ingrediente indispensável para (re)construir a mesma. A reflexão sobre o tema deve superar a visão do senso comum, e não compete à indústria nem ao comércio de informática o traçado das direções pedagógicas, nem do rumo político do uso do computador no processo ensino aprendizagem. Caso se queira estruturar uma pedagogia política para a informática educacional, a questão tem que ser ponderada e balizada por parâmetros mais amplos e, necessariamente passa pelo professor, pela formação do cidadão e pela diversidade do ser humano. A investigação proposta funda-se na necessidade de analisar e comparar os parâmetros de categorização e avaliação de softwares educativos, apresentados por fornecedores e produtores com os parâmetros considerados por professores engajados na labuta diária em sala de aula e assim, proporcionar uma fonte de informações sobre os mesmos e seu uso, baseados em suas experiências diárias junto aos alunos, em sala de aula. Com este objetivo, este projeto apóia-se em um site denominado “Banco de Informações do Professor de Softwares Educacionais” (BISE) – nada mais coerente com idéia de TIC -, onde estes poderão colocar as suas avaliações e experiências diárias do uso de TICs, amplificando e democratizando a necessidade de nossos alunos serem preparados para a convivência com o computador. São estes desafios aqui mencionados, provocados em grande parte pela rompimento social da informática, dos softwares e das tecnologias digitais, a par do processos de globalização comunicacional, das brechas trazidas à educação, à escola e aos professores, que norteiam a reflexão vertida neste nosso trabalho de investigação. Repensar a escola e o papel dos professores à luz da informática educativa é o tema central desta investigação.
The present inquiry intends to contribute to the advance of the use of the Information and Communication Technologies (ICT) in basic education, providing the onduty teacher, in his language, in his voice, with a new source of examples and forms of usage for ICT. The changes through which the current world has evolved impose the necessity of resignifying many of the values and the traditions formulated for education. The shortening of geographical distances and the ever-growing speed in which the facts take place today imply in a more agile decision-making process and promptness. In Industry, in Commerce, Medicine, Sports, and at home, computers have taken a stand ,assuming numerous functional responsibilities, a strategic role, that allows and also demands for a dissociation of the time and physicalgeographical placing of the human activities. The computer is a new instrument, which has just arrived into the realm of Education, and it may, or it must help teaching come into being more educational: by means of supplying knowledge and information, giving way to logical thinking. With the Tics, we assume that teachers will be able to use this innovative and excellent alternative as an indispensable ingredient for the improvement and reconstruction of it. The reflection on the subject must surpass the common sense view, and neither the tracing of the pedagogical directions nor the route of it nor the political use of it in the teaching-learning process should be determined by the IT industry nor by the IT supply commerce. In case one wishes to implement a political pedagogy to Educational IT, it must be properly pondered and based on broader parameters that take into consideration the teacher, the citizen’s formation and the human diversity. The proposed inquiry is based on the necessity of analyzing and comparing the parameters of categorization and evaluation of educational softwares , presented by manufacturers and suppliers under the specified parameters considered by teachers engaged in the day-to-day classroom work , thus providing for a source of information on it as well as its use. On this purpose , this project is supported by a site called "Bank of Educational Information for the Teacher of Softwares" (BISE) – coupling coherently with TIC idea -, where all the inputs are welcome , maximizing the sudents’ computer skills likewise. The so called challenges here mentioned are somehow disrupted mostly by the social gap of the IT science, by the softwares, and by the digital technologies themselves. Conscious of the process of communicational globalization, of the gaps brought about to Education, to the School, to the teachers whose inputs validate this work, it is essential that we start rethinking school and the role of teachers in the light of the Educational IT as a focus of this investigation. IX They are these challenges mentioned here, provoked to a large extent for the social disruption of computer science, softwares and the digital technologies, the pair of the processes of the communication globalization, of the breaches brought to the education, the school and the professors, who guide the reflection shed in this our work of inquiry. To rethink the school and the paper of the professors to the light of educative computer science is the central subject of this inquiry.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese doutoramento em educação
URIhttp://hdl.handle.net/1822/5547
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anexo I.pdf3,15 MBAdobe PDFView/Open
Anexo II.pdf2,39 MBAdobe PDFView/Open
Tese - Repensar a Informática Educativa.pdf2,07 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID