Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55416

TítuloIndivíduos positivos e positividade organizacional: o caso de um agrupamento de escolas
Outro(s) título(s)Positive individuals and organizational positivity: the case of a school cluster
Autor(es)Castro, Patrícia Margarida Duarte Vieira de
Orientador(es)Barbosa, Iris
Palavras-chavePsicologia positiva
Comportamento organizacional positivo
PsyCap
Satisfação no trabalho
Organizações escolares
Organizações positivas
Positive psychology
Positive organizational behaviour
PsyCap
Work satisfaction
School organizations
Positive organizations
Data2018
Resumo(s)A vertente psicológica positiva na vida dos indivíduos tem-se revelado uma preocupação crescente. Isso deve-se aos constantes desenvolvimentos teóricos e empíricos no campo do Comportamento Organizacional Positivo, o qual tem origem no âmbito da positividade promovida pela corrente da Psicologia Positiva. Em concreto, o “PsyCap”, constructo central neste campo, é composto por quatro capacidades psicológicas positivas – a autoeficácia, o otimismo, a esperança e a resiliência. Paralelamente, é notório como a natureza do trabalho, os colegas, a chefia, o reconhecimento, e as condições de trabalho podem constituir fontes de satisfação ou de insatisfação para os colaboradores, com impacto na positividade organizacional. Neste estudo é utilizado o “Modelo das Características do Trabalho” de Hackman e Oldham aliado aos fatores que Locke considera essenciais na satisfação no trabalho, com o propósito de relacionar essas características com a positividade organizacional. Deste modo, o presente estudo procura descobrir: (i) que capacidades psicológicas positivas, definidas pelo PsyCap, são reveladas pelos docentes do 1º, 2º e 3º ciclos; (ii) como é que estes docentes caracterizam as relações interpessoais que estabelecem em contexto escolar; (iii) como é que eles avaliam atributos organizacionais relevantes; e (iv) de que modo tais relações e atributos contribuem para a satisfação no trabalho e, consequentemente, para uma organização positiva. Foi desenvolvido um estudo de caso, de perfil qualitativo, num Agrupamento de Escolas da região norte de Portugal, mediante a realização de vinte e quatro entrevistas semiestruturadas a docentes do setor público. As conclusões obtidas da amostra sugerem que a maioria dos docentes da amostra desenvolve as quatro capacidades descritas pelo PsyCap. Quanto à satisfação no trabalho, a generalidade das características do trabalho propostas por Hackman e Oldham, assim como os fatores de satisfação de Locke, parecem caracterizar o Agrupamento de Escolas analisado. Esta organização revela, assim, a presença de positividade organizacional resultante de colaboradores positivos e de características organizacionais que fomentam a positividade em contexto de trabalho.
The Positive Psychology strand of thought has been revealing a growing impact and influence in peoples’ lives. This is due to the growing theoretical and empirical developments in the field of Positive Organizational Behaviour, which origin lies in the framework of Positive Psychology. Specifically, the “PsyCap”, a major construct in this field, is composed of four positive psychological capacities – self-efficacy, optimism, hope, and resilience. At the same time, it is clear that the work’s nature, the co-workers, the management, the recognition, and the work conditions may constitute sources of satisfaction or dissatisfaction for the employees, which have an impact in the organizational positivity. In this study, the contributions from Hackman and Oldham’s “Job Characteristics Model”, as well as of the factors that Locke proposes to be essential to work satisfaction, are employed with the purpose of linking those characteristics to organizational positivity. Therefore, the current study intends to discover: (i) which positive psychological capacities, determined by the PsyCap, are shown by teachers from the first, second and third cycles; (ii) how these teachers characterise the interpersonal relationships which they establish in the school context; (iii) how they evaluate relevant organizational attributes; and (iv) how these relationships and attributes contribute to work satisfaction and, consequently, to a positive organization. A case study, supported by a qualitative approach, was developed in a School Cluster from the north of Portugal. Twenty-four semi-structured interviews with teachers from the public sector were then conducted. The conclusions suggest that the vast majority of teachers develop the four capacities described by the PsyCap. In regard to work satisfaction, most of the work characteristics proposed by Hackman and Oldham, as well as Locke’s satisfaction factors, seem to characterize the School Cluster under analysis. Thus, this organization reveals the presence of organizational positivity, resulting from positive employees and organizational characteristics which promote positivity in the workplace.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos de Gestão
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55416
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Patri_cia+Castro.pdf
Acesso restrito!
592,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID