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https://hdl.handle.net/1822/55395
Título: | Centralidades e periferias na intervenção educacional: a inserção escolar como problema de inclusão social e a escola como instituição parceira |
Autor(es): | Antunes, Fátima Barros, Rosanna |
Palavras-chave: | Políticas Públicas Governação educacional Educação ao Longo da Vida Desigualdades Socioeducativas Public policy Educational governance Lifelong Education Socio-educational Inequalities |
Data: | 2015 |
Editora: | De Facto Editores |
Citação: | Antunes, F. & Barros, R. (2015). Centralidades e periferias na intervenção educacional: a inserção escolar como problema de inclusão social e a escola como instituição parceira. In Virgínio Sá, Leonor Torres, Guilherme Silva & Daniela Silva (orgs), Atas do II Colóquio Internacional de Ciências Sociais de Educação, O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas (pp. 570-580). Braga: UMinho, IE, Departamento de Ciências Sociais de Educação / De Facto Editores. |
Resumo(s): | Aprofunda-se a discussão iniciada em Antunes e Barros (2014) sobre os sentidos da micro-intervenção educacional levada a cabo em projetos de âmbito comunitário, questionando a hipotética ambivalência entre o seu potencial para apaziguar e tornar aceitáveis os problemas a que se dirige e a tentativa de abrir espaços intersticiais de mudança em relações sociais, de participação e de decisão coletivas. Em ambos os textos trabalhamos com dados parcelares de um estudo em curso intitulado: Reformas do Estado,políticas públicas e educação ao longo da vida: novas geografias e desigualdades socioeducativas. Interessou-nos agora analisar interfaces dos arranjos institucionais de coordenação, no campo das políticas públicas de educação, que o Programa Escolhas traduz, estudando, teórica e empiricamente, implicações entre as novas lógicas de gestão pública e a gestão de desigualdades sociais e escolares. Assim, mapeamos relações constituídas a nível local entre os domínios público e privado e os espaços formal e não-formal da educação, para compreender as modalidades de governação ensaiadas em termos do seu significado político e das consequências sociais que produzem, em torno de vetores como: a presença/ausência do Estado e dos excluídos, os problemas silenciados ou tematizados, as respostas construídas ou ausentes. Analisamos que intervenções se desenvolvem, porquê, com quem e com que resultados, problematizando orientações e práticas face a tendências integrantes da governação neoliberal (individualização, pedagogização, localização dos problemas escolares). Questiona-se a fabricação dos contornos do espaço educacional (Seddon, 2014) através destas intervenções dinamizadas por entidades sedeadas na comunidade em que a escola assume o papel de instituição parceira; procura-se também compreender perspetivas e cursos de ação dos atores. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55395 |
ISBN: | 978-989-8557-57-5 |
Versão da editora: | http://webs.ie.uminho.pt/iicicse/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2015 A&B ATAS-IICICSE_CS2015.pdf | 446,72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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