Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55339

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Madalenapor
dc.date.accessioned2018-07-18T08:44:40Z-
dc.date.available2018-07-18T08:44:40Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.citationOliveira, M. (2018). [Recensão a] Street, S. (2017). Sound poetics. Interaction and personal identity. Cham: Palgrave. Revista Lusófona de Estudos Culturais / Lusophone Journal of Cultural Studies, 5(1), 345-349.por
dc.identifier.issn2184-0458por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55339-
dc.description.abstract[Excerto] Há pelo menos duas maneiras particulares de falar do som como suporte de linguagem: por um lado, de um ponto de vista material, que salienta as propriedades físicas das ondas vibratórias produzidas e propagadas pelo ar; por outro, de um ponto de vista simbólico, que evidencia o caráter significativo e cultural da expressão sonora. O primeiro inscreve-se no âmbito de uma espécie de engenharia do som, uma área que se tem desenvolvido em íntima conexão com técnicas de edição orientadas para uma certa elevação artística da produção de áudio. Nesse domínio, a música, como expressão maior da linguagem sonora, é, desde sempre, um campo de surpreendente exaltação da versatilidade plástica e estética dos estímulos auditivos. No entanto, outras áreas antes secundarizadas pela imagem têm favorecido, com especial acuidade nas últimas duas décadas, uma sensibilidade crescente para o valor do que se ouve, como a sonoplastia e o design de som. O segundo corresponde a uma extensão dos estudos sobre a construção de sentido e a interpretação aos ambientes sonoros, reconhecendo naquilo que o ouvido apreende um caráter sígnico, isto é, uma capacidade para produzir significados. Pode dizer-se que o primeiro ponto de vista pressupõe necessariamente o segundo. Em The sound handbook, por exemplo, Tim Crook não ignora a importância de refletir de forma articulada sobre as filosofias e as tecnologias do som (Crook, 2012). É, no entanto, talvez numa abordagem mais afetiva do que técnica que os estudos de som encontram hoje a sua principal fonte de inspiração.por
dc.description.abstract[Excerpt] There are at least two particular ways of speaking of sound as language support. The material point of view emphasises the physical properties of the vibrational waves produced and propagated by air, while the symbolic point of view shows the significant and cultural character of sound expression. The first is part of a kind of sound engineering, an area that has developed in close connection with editing techniques aimed at a certain artistic elevation of audio production. In this field, music, as a major expression of sound language, has always been a field of surprising exaltation of the plastic and aesthetic versatility of aural stimuli. However, other areas previously diminished by the image have favoured, with special acuity in the last two decades, an increasing sensitivity to the value of what one hears, such as sound effects and sound design. The second corresponds to an extension of the studies on the construction of meaning and interpretation to the sound environments, recognising a sign character in what the ear perceives, that is, an ability to produce meanings. It may be said that the first point of view necessarily presupposes the second. In The sound handbook, for example, Tim Crook does not ignore the importance of reflecting on sound philosophies and technologies in an articulated way (Crook, 2012). It is, however, perhaps through a more emotive than technical approach that sound studies today have their main source of inspiration.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectimagens sonoraspor
dc.subjectpaisagens acústicaspor
dc.subjectpoesiapor
dc.subjectsompor
dc.subjectidentidadepor
dc.subjectsound imagespor
dc.subjectsoundscapespor
dc.subjectpoetrypor
dc.subjectsoundpor
dc.subjectidentitypor
dc.title[Recensão a] Street, S. (2017). Sound poetics. Interaction and personal identity. Cham: Palgrave.por
dc.title.alternative[Book review] Street, S. (2017). Sound poetics. Interaction and personal identity. Cham: Palgrave.por
dc.typereviewpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://rlec.pt/index.php/rlec/article/view/309/217por
oaire.citationStartPage345por
oaire.citationEndPage349por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume5por
dc.identifier.eissn2183-0886por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)por
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018_Oliveira_RLEC_5.1_pt.pdfversão portuguesa62,35 kBAdobe PDFVer/Abrir
2018_Oliveira_RLEC_5.1_en.pdfenglish version59,81 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID