Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/55284

TítuloEstudo do impacto económico do Projeto HMIExcel: uma aplicação do método dos multiplicadores
Outro(s) título(s)Study of the economic impact of the HMIExcel Project: an application of the multipliers method
Autor(es)Camacho, Magno Gonçalves
Orientador(es)Pinto, Lígia
Correia, Isabel M.
Palavras-chaveHMIExcel
Método dos multiplicadores
Avaliação económica
Parcerias IES e empresas
Multipliers method
Economic evaluation
Partnerships HEI and companies
Data2018
Resumo(s)Os projetos de inovação, onde se aplica investigação e desenvolvimento (I&D), de um modo geral, são considerados significativos para o desenvolvimento regional. Contudo, devido à existência de restrições orçamentais e de recursos humanos capazes de produzir I&D, revela-se importante quantificar o impacto económico gerado pelos projetos de I&D. Um outro motivo, não menos importante, para procedermos ao estudo dos impactos económicos dos projetos de I&D é pelo facto de estes, em diversos casos, serem financiados por fundos públicos. As restrições de recursos levam as instituições a procurem juntar meios monetários e humanos, por meio de parcerias, no sentido de poderem maximizar a quantidade de I&D e desenvolvimento que é produzida mediante os recursos disponíveis. Neste sentido, tanto as Instituições de Ensino Superior (IES) como as empresas procuram estabelecer parcerias em determinados campos da investigação científica, as quais apresentam um conjunto de consequências para os parceiros e para a sociedade no seu todo. Existem alguns estudos de impacto económico que têm sido realizados, nomeadamente as IES, inclusivamente, em Portugal. Porém, no que toca às parcerias entre IES e empresas, estes são escassos. Neste sentido, esta investigação propõe determinar, pelo lado da procura, o montante dos impactos económicos diretos, indiretos e induzidos que são gerados pela participação da Universidade do Minho (UMinho) no projeto Human Machine Interface Excellence (HMIExcel), que resulta de uma parceria ente a Bosch Car Multimédia Portugal e a UMinho. Neste estudo são utilizadas diferentes unidades geográficas, sendo estas: Concelhos de Braga e Guimarães, Distrito de Braga (exceto Concelhos de Braga e Guimarães), Entre Douro e Minho (exceto Distrito de Braga), Região Norte (exceto Entre Douro e Minho), Resto do País (exceto Região Norte) e Resto do Mundo. Optou-se por utilizar o Método dos Multiplicadores e, através deste, estimou-se os impactos económicos, pelo lado da procura, que resultaram da parceria. Este estudo permitiu apurar o montante que resulta dos efeitos diretos, indiretos e induzidos nas diferes áreas geográficas consideradas.
Innovation projects, where research and development (R&D) is applied, are generally considered to be significant for regional development. However, as a result of budgetary and human resource constraints capable of producing (R&D), it is important to quantify the economic impact of (R&D) projects and their activities. In addition, given that in several cases projects are financed by public funds, the quantification of the project of ((R&D) contribution to the local or national economy becomes even more relevant. Budgetary constraints and the few available human resources mean that institutions seek to pool monetary and human resources through partnerships in order to maximize the amount of (R&D) that is produced through the available resources. That way both HEIs and companies seek to establish partnerships in certain fields of scientific research, which have a set of consequences for partners and for society as a whole. However, there are some economic impact studies that have been carried out in HEIs, including in Portugal, but in what concerns the partnerships between HEIs and companies there is still a lot of work to be done. In this sense, this research proposes to determine, on the demand side, the amount of direct, indirect and induced economic impacts that are generated by the University of Minho participation in the HMIExcel project, which results from a partnership between Bosch Car Multimedia Portugal and the University of Minho. In this study we used different geographic units: Braga e Guimarães Municipalities, Braga District (except the Municipalities of Braga and Guimarães), Region of Entre Douro e Minho (except the District of Braga), North Region (except the region of Entre Douro e Minho), Rest of the country (except the North Region), and Rest of the Word We chose to use the Multipliers Method and through this we measure the economic impacts on the demand side that result from the partnership. This study thus determines the amount that results from direct, indirect and induced effects in the different geographic areas considered.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55284
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado


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