Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55275

TítuloEpistemologia e metodologia do turismo cultural urbano: o caso da Sociologia Artística das culturas móveis e da comunicação turística em redes sociais urbanas
Outro(s) título(s)Epistemology and methodology of urban cultural tourism: the case of the artistic sociology of mobile cultures and tourism communication in urban social networks
Autor(es)Andrade, Pedro José de Oliveira
Palavras-chaveAbordagens metodológicas inovadoras
Comunicação do turismo
Culturas móveis
Hibridologia
Sociologia artística
Artistic sociology
Hybridology
Innovative methodological approaches
Mobile cultures
Tourism communication
DataJun-2018
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaComunicação e Sociedade
CitaçãoAndrade, P. (2018). Epistemologia e metodologia do turismo cultural urbano: o caso da Sociologia Artística das culturas móveis e da comunicação turística em redes sociais urbanas. Comunicação e Sociedade, 33, 215 – 242
Resumo(s)Os debates epistemológicos, teóricos e metodológicos que visam credibilidade científica não podem prescindir da correspondente aplicação ao tecido social. Inversamente, a ação deverá sempre informar a reflexão. Pretende-se neste artigo demonstrar racionalmente e mostrar sensorialmente que um dos géneros sociológicos, a Sociologia Artística, faz transbordar a Sociologia e a sua linguagem científica da academia para atividades de extensão criativas, como a exposição do saber sociológico no espaço público urbano, por exemplo no caso da galeria de arte. Do mesmo modo, o conhecimento e linguagem artísticos deverão contaminar a discussão sociológica através de uma sensibilidade inovadora. Isso é possível por intermédio da inserção, num texto sociológico, não apenas das imagens oriundas de uma exposição de arte, apresentadas enquanto Figuras (1,2…n). Para além disso, a própria exposição de arte poderá ser entendida como uma configuração social e sociológica que faz parte orgânica do próprio corpo do texto sociológico tradicional. Busca-se assim uma hibridação de saberes profunda, que poderá enriquecer, mas também subverter, tanto os debates sociológicos quanto as exposições de arte.Este propósito realiza-se aqui por diversos meios interligados: uma aproximação epistemológica entre a Sociologia Artística e a Hibridologia; a problematização teórica das culturas móveis; o trabalho de campo empírico no quadro da comunicação urbana na Cidade 3.0 e a comunicação turística no contexto do Turismo 3.0; e a exposição ‘New Art Fest’17, como palco da aplicação de abordagens metodológicas sociológicas e artísticas inovadoras. Numa primeira etapa, a Exposição Sociológica sobre Turismo 3.0/Cidade 3.0 demonstrou e mostrou os saberes urbanos e da viagem, no seio do espaço da galeria de arte. Numa segunda fase, este saber testado no público da exposição é reintroduzido num artigo de revista científica. Um tal duplo movimento de pesquisa hibridiza e confronta, em moldes ao mesmo tempo originários e originais, o conhecimento e a prática científicos e artísticos.
The epistemological, theoretical and methodological debates that aim at scientific credibility, cannot ignore the corresponding application to the social fabric. Conversely, action should always inform reflection. This article rationally demonstrates and sensorialy exhibits the following: one of the sociological genres, Artistic Sociology, transports sociology and its scientific language, from the academia to creative extension activities such as the exhibition of sociological knowledge within urban public space, for example in the case of the art gallery. In the same way, artistic knowledge and language should contaminate sociological discussion through an innovative sensibility. This is possible through the insertion, within a sociological text, not only of images from an art exhibition, presented as ‘Figures’ (1,2 ... n). In addition, the art exhibition itself can be understood as a social and sociological configuration that is an organic part of the very body of the traditional sociological text. Thus, a profound hybridization of knowledge is sought, which can enrich, but also subvert, both sociological debates and art exhibitions. This purpose is accomplished here by several interconnected means: an epistemological approach between Artistic Sociology and Hybridogy; the theoretical problematization of mobile cultures; the empirical field work in the context of urban communication at City 3.0 and tourism communication in the context of Tourism 3.0; and the exhibition ‘New Art Fest’17, as the field for the application of innovative sociological and artistic methodological approaches. A first step was Sociological Exibition on Tourism 3.0 / Cidade 3.0, that demonstrated and showed the urban and travel knowledge, within the space of the art gallery. In a second phase, this knowledge tested through the exhibition audience, is reintroduced in a scientific journal article. Such a double research movement hybridizes and confronts, in both originary and original forms, scientific and artistic knowledge and practice.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55275
DOI10.17231/comsoc.33(2018).2915
ISSN1645-2089
e-ISSN2183-3575
Versão da editorahttp://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/issue/view/242/showToc
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018_Andrade_ComSoc_33_en.pdfenglish version3,67 MBAdobe PDFVer/Abrir
2018_Andrade_ComSoc_33_pt.pdfversão portuguesa3,67 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID