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TítuloA importância do envelhecimento ativo na terceira idade
Outro(s) título(s)The importance of active aging in the elderly
Autor(es)Fernandes, Ângela Margarida da Silva
Orientador(es)Martins, Custódia
Data2017
Resumo(s)O envelhecimento demográfico que se tem vindo a acentuar desde há algumas décadas, associado ao progressivo aumento da esperança média de vida e à diminuição das taxas de fecundidade e natalidade, em especial no continente europeu e, particularmente, em Portugal, traz para a ribalta a problemática relacionada com o envelhecimento. Sendo este um dos principais desafios com que os países europeus se debatem na atualidade, como consta do documento "EUROPA 2020: Estratégia para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo", da Comissão Europeia, há que criar condições para um envelhecimento o mais possível saudável e ativo, capaz de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos idosos, valorizando as suas competências e experiência de vida. A migração da população das áreas rurais para as áreas urbanas e a entrada da mulher no mercado de trabalho veio alterar o conceito tradicional de família, fazendo com que muitos idosos sem suporte familiar, com o declínio das suas capacidades funcionais, tenham que ser institucionalizados. É nas instituições que o educador social assume um papel importante na dinamização, adaptação e acompanhamento do idoso, com vista à sua adaptação e melhoria da sua qualidade de vida. Neste projeto, intitulado A Importância do Envelhecimento Ativo na Terceira Idade, resultado do estágio curricular efetuado na Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, nas respostas sociais Estrutura Residencial para Pessoas Idosas - Cónego Manuel José Barbosa Correia e na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Centro de Dia - Centro Comunitário de Arcozelo, é feita uma abordagem qualitativa com recurso à metodologia de Investigação-Ação Participativa. A articulação entre os conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica e a realidade prática permitiu o desenvolvimento do projeto, pensando e planeando atividades que respondessem da melhor forma ao objetivo a que nos propúnhamos de dar a resposta mais adequada aos problemas e necessidades identificados, preenchendo os tempos livres dos idosos e envolvendo-os na organização e participação das atividades, promovendo, dessa forma, um envelhecimento ativo e desenvolvendo um maior sentido de felicidade.
The demographic aging that has been accentuating for some decades, associated with an progressive increasement in the average life expectancy and a decrease in fertility and birth rates, mainly on European continent, and particularly in Portugal, brings to the limelight the question related to aging. As this is one of the main challenges facing European countries today, as set out in the European Commission document "Europe 2020: A strategy for smart, sustainable and inclusive growth", conditions must be created for the most healthy and active possible aging, capable of providing well-being and quality of life to the elderly, valuing their skills and life experience. Migration of population from rural areas to urban areas and the entry of women into the job market has altered the traditional concept of family, causing many elderly without family support, to be institutionalized, when their functional capacities declined. It's in the institutions that the social educator assumes an important role in the dynamization, adaptation and accompaniment of the elderly, in order their adaptation and the improvement of their quality of life. In this project, entitled The Importance of Active Aging in the Elderly, resulting of the curricular traineeship held at the Santa Casa da Misericórdia in Ponte de Lima, in the Residential Structure for the Elderly - Cónego Manuel José Barbosa Correia and in the Residential Structure for the Elderly and Center Of Day - Centro Comunitário de Arcozelo, a qualitative approach is made using the Research-Participatory Action methodology. The articulation between the knowledge acquired during the academic formation and the practical reality allowed the development of the project, thinking and planning activities that responded best to the objective we set ourselves to provide the most adequate response to the identified problems and needs, filling the leisure time of the elderly and involving them in the organization and participation of the activities, thus promoting an active aging and developing a greater sense of happiness.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55056
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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