Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55048

TítuloSemeando o futuro: um projeto de competências para a vida
Outro(s) título(s)Seeding the future: a life skills project
Autor(es)Gomes, Carla Vanessa Pereira
Orientador(es)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Palavras-chaveAutonomização
Competências para a vida
Adolescência
Acolhimento residencial
Autonomy
Life skills
Adolescence
Residential care
Data2017
Resumo(s)O projeto “Semeando o futuro: um projeto de competências para a vida” resulta de um trabalho de investigação/intervenção com um grupo de 12 jovens do sexo feminino em situação de acolhimento residencial, na valência de infância e juventude de uma IPSS localizada em Braga. A finalidade do projeto centrou-se no desenvolvimento de competências para a vida, com vista ao desenvolvimento integral e autonomização. Recorrendo ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico, o projeto foi desenvolvido sob os princípios da investigação-ação participativa, utilizando as técnicas da animação-sociocultural, de modo a garantir a participação ativa das participantes em todas as fases do projeto, tornandoas protagonistas na solução dos seus problemas e autoras da transformação das suas condições de vida. Partindo dos interesses, necessidades e potencialidades do público-alvo, o projeto foi desenhado na base de 5 oficinas: Saúde; Emoções e Relações Interpessoais; Orientação Vocacional e Profissional; do Estudo e Parentalidade Positiva. Considerando os resultados da avaliação contínua e final, a intervenção obteve resultados bastante positivos relativamente ao nível da satisfação e das aprendizagens adquiridas, salientando os benefícios da educação não formal na vida do público-alvo.
“Seeding the future: a life skills project” is the result of a research/intervention work with 12 female adolescents in a residential care situation, in the valence of childhood and youth of a social solidarity private institution, located in Braga. The purpose of the project was based on the development of life skills, for integral and autonomy development. Resorting on the hermeneutic-interpretative qualitative paradigm, the project was developed under participatory action research, using sociocultural animation techniques, to ensure the active participation of the group in all phases of the project, making them protagonists in solving their problems and authors in the transformation of their living conditions. Based on interests, needs and potential of the group, the project was designed in 5 workshops: health; emotions and interpersonal relationships; vocational and professional guidance; study; positive parenting. Considering the results of the continuous and final evaluation, the intervention obtained positive results, regarding the level of satisfaction and learning acquired, emphasizing the benefits of non-formal education in participants’ lives.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55048
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Vanessa Pereira Gomes.pdf
Acesso restrito!
2,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID