Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55048

TitleSemeando o futuro: um projeto de competências para a vida
Other titlesSeeding the future: a life skills project
Author(s)Gomes, Carla Vanessa Pereira
Advisor(s)Antunes, Maria da Conceição Pinto
KeywordsAutonomização
Competências para a vida
Adolescência
Acolhimento residencial
Autonomy
Life skills
Adolescence
Residential care
Issue date2017
Abstract(s)O projeto “Semeando o futuro: um projeto de competências para a vida” resulta de um trabalho de investigação/intervenção com um grupo de 12 jovens do sexo feminino em situação de acolhimento residencial, na valência de infância e juventude de uma IPSS localizada em Braga. A finalidade do projeto centrou-se no desenvolvimento de competências para a vida, com vista ao desenvolvimento integral e autonomização. Recorrendo ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico, o projeto foi desenvolvido sob os princípios da investigação-ação participativa, utilizando as técnicas da animação-sociocultural, de modo a garantir a participação ativa das participantes em todas as fases do projeto, tornandoas protagonistas na solução dos seus problemas e autoras da transformação das suas condições de vida. Partindo dos interesses, necessidades e potencialidades do público-alvo, o projeto foi desenhado na base de 5 oficinas: Saúde; Emoções e Relações Interpessoais; Orientação Vocacional e Profissional; do Estudo e Parentalidade Positiva. Considerando os resultados da avaliação contínua e final, a intervenção obteve resultados bastante positivos relativamente ao nível da satisfação e das aprendizagens adquiridas, salientando os benefícios da educação não formal na vida do público-alvo.
“Seeding the future: a life skills project” is the result of a research/intervention work with 12 female adolescents in a residential care situation, in the valence of childhood and youth of a social solidarity private institution, located in Braga. The purpose of the project was based on the development of life skills, for integral and autonomy development. Resorting on the hermeneutic-interpretative qualitative paradigm, the project was developed under participatory action research, using sociocultural animation techniques, to ensure the active participation of the group in all phases of the project, making them protagonists in solving their problems and authors in the transformation of their living conditions. Based on interests, needs and potential of the group, the project was designed in 5 workshops: health; emotions and interpersonal relationships; vocational and professional guidance; study; positive parenting. Considering the results of the continuous and final evaluation, the intervention obtained positive results, regarding the level of satisfaction and learning acquired, emphasizing the benefits of non-formal education in participants’ lives.
TypemasterThesis
DescriptionProjeto de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55048
AccessrestrictedAccess
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO-FINALÍSSIMO-VANESSA-GOMES .pdf2,28 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis