Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55046

TítuloNunca é tarde para aprender: um projeto de educação de adultos num centro de convívio
Outro(s) título(s)It's never too late to learn: a project of adult education in a center of conviviality
Autor(es)Machado, Andreia Cristina Leal
Orientador(es)Afonso, José António
Palavras-chaveEnvelhecimento ativo
Idosos
Educação de adultos
Educação ao longo da vida
Tempos livres
Educação formal, não formal e informal
Animação sociocultural
Qualidade de vida e bem-estar
Active aging
Elderly
Adult education
Lifelong learning
Free time
Formal, non-formal and informal education
Sociocultural animation
Quality of life and well-being
Data2017
Resumo(s)O envelhecimento faz parte do ciclo natural do ser humano, sendo um tema que adquire crescente interesse a nível mundial, porque reflete a tendencial diminuição da taxa da natalidade que se articula com uma esperança média de vida cada vez maior. Esta realidade pressiona os Estados a desenvolverem políticas sociais que possibilitem qualidade de vida e bem-estar. Neste sentido, o presente projeto é um contributo em prol do envelhecimento ativo, tendose desenvolvido num Centro de Convívio com a implementação de atividades formativas e lúdicorecreativas que correspondessem aos interesses dos utentes. A finalidade do projeto traduziu-se na criação de duas Oficinas que proporcionaram momentos de aprendizagem ao nível das Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como estimularam competências e capacidades através dos jogos. A área de intervenção foca-se na Educação de Adultos, com particular incidência na Educação ao longo da vida como forma de estimular novas aprendizagens.
Aging is part of the natural cycle of the human being, a topic that acquires growing interest worldwide, because it reflects the trend towards a drop in the birth rate, which is linked to a growing average life expectancy. This reality puts pressure on States to develop social policies that enable quality of life and well-being. In this sense, the present project is a contribution towards active aging, aving developed in a Center of Conviviality with the implementation of formative and recreational activities that correspond to the interests of the users. The purpose of the project was the creation of two Workshops that provided moments of learning in Information and Communication Technologies, as well as stimulated skills and abilities through games. The area of intervention focuses on Adult Education, with particular emphasis on lifelong education as a way to stimulate new learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55046
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andreia Cristina Leal Machado.pdf
Acesso restrito!
Relatório de Estágio2,77 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID