Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55046
Título: | Nunca é tarde para aprender: um projeto de educação de adultos num centro de convívio |
Outro(s) título(s): | It's never too late to learn: a project of adult education in a center of conviviality |
Autor(es): | Machado, Andreia Cristina Leal |
Orientador(es): | Afonso, José António |
Palavras-chave: | Envelhecimento ativo Idosos Educação de adultos Educação ao longo da vida Tempos livres Educação formal, não formal e informal Animação sociocultural Qualidade de vida e bem-estar Active aging Elderly Adult education Lifelong learning Free time Formal, non-formal and informal education Sociocultural animation Quality of life and well-being |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O envelhecimento faz parte do ciclo natural do ser humano, sendo um tema que adquire
crescente interesse a nível mundial, porque reflete a tendencial diminuição da taxa da natalidade
que se articula com uma esperança média de vida cada vez maior. Esta realidade pressiona os
Estados a desenvolverem políticas sociais que possibilitem qualidade de vida e bem-estar.
Neste sentido, o presente projeto é um contributo em prol do envelhecimento ativo, tendose
desenvolvido num Centro de Convívio com a implementação de atividades formativas e lúdicorecreativas
que correspondessem aos interesses dos utentes.
A finalidade do projeto traduziu-se na criação de duas Oficinas que proporcionaram
momentos de aprendizagem ao nível das Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como
estimularam competências e capacidades através dos jogos.
A área de intervenção foca-se na Educação de Adultos, com particular incidência na
Educação ao longo da vida como forma de estimular novas aprendizagens. Aging is part of the natural cycle of the human being, a topic that acquires growing interest worldwide, because it reflects the trend towards a drop in the birth rate, which is linked to a growing average life expectancy. This reality puts pressure on States to develop social policies that enable quality of life and well-being. In this sense, the present project is a contribution towards active aging, aving developed in a Center of Conviviality with the implementation of formative and recreational activities that correspond to the interests of the users. The purpose of the project was the creation of two Workshops that provided moments of learning in Information and Communication Technologies, as well as stimulated skills and abilities through games. The area of intervention focuses on Adult Education, with particular emphasis on lifelong education as a way to stimulate new learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55046 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andreia Cristina Leal Machado.pdf Acesso restrito! | Relatório de Estágio | 2,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |