Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54985

TítuloFrom student to teacher: the influence of the contexts of learning in becoming a teacher in China
Autor(es)Qi Song
Orientador(es)Flores, Maria Assunção
Fernandes, Sandra Raquel Gonçalves
Data26-Fev-2018
Resumo(s)Literature about Chinese new teachers is scarce, not only in Chinese language but also internationally. As the second largest economic powerful country, Chinese basic education has several problems. Existing research about new teachers focuses mainly on mentoring, induction, and comparative studies between advanced western countries and China. This study aims to explore the influence of the contexts of learning in becoming a teacher in the elementary and middle school teachers in China. In order to explore the development in the early years of teaching, a qualitative study focusing on new teachers’ personal motivations, context of training and workplace learning was undertaken. Six schools including one primary school and five middle schools were chosen. All of these schools were located in middle China, Nanchang City, Jiangxi Province. Jiangxi Province is one of the poorest provinces in China, and Nanchang is the capital of Jiangxi Province. Data collection took place in three phases. In regard to the 1st phase of data collection, it included 17 new teachers who participated in semi-structured interviews in June 2012. In the 2nd phase, 14 teachers participated in the semi-structured interviews carried out in December of 2012. In the 3rd phase of data collection, 119 teachers participated through the critical incident method. School leaders’ views of being a new teacher were also collected through narratives of 5 school leaders. Findings showed that Chinese teachers’ motivations are very similar to previous existing literature. Low effect of initial teacher preparation, strong influence of internship of Chinese teachers, low income, heavy workload, no time to rest were identified repeatedly in data collected from teachers. Teachers’ motivations, beliefs and expectations about teaching and being a teacher need to be taken into consideration by teacher educators and policy makers. Induction and mentoring should also be developed. These are great challenges in a Chinese exam-oriented system. Findings also suggest that more funding, formal laws and policies for the induction of new teachers should be set up and evaluated. Implications and recommendations for further research are presented at the end of the thesis.
A literatura existente no domínio da formação inicial de professores na China é bastante escassa, quer na sua própria língua de origem, quer ao nível de referências e estudos internacionais sobre o contexto chinês. Apesar de a China ser considerada uma das maiores potências económicas do mundo, o sistema de ensino na China revela ainda vários problemas e dificuldades. A investigação existente sobre formação inicial de professores na China centra-se principalmente nos temas da supervisão, indução e estudos comparativos entre países avançados do ocidente e a China. Esta investigação tem como principal objetivo analisar os contextos de aprendizagem, mormente a formação inicial de professores, e o processo tornar-se professor no contexto da China, discutindo os principais desafios e dificuldades. A metodologia de investigação é de natureza qualitativa, sendo as entrevistas semiestruturadas, as narrativas e os incidentes críticos os principais métodos de recolha de dados. O estudo realizado envolve a participação de seis escolas (5 de ensino básico e 1 de ensino primário), localizadas na cidade de Nanchang, na província de Jiangxi. A província de Jiangxi é uma das províncias mais pobres da China e Nanchang é a sua capital. A recolha de dados decorreu em três fases diferentes. A 1ª fase baseou-se na realização de entrevistas semiestruturadas a 17 professores principiantes, em junho de 2012. Na 2ª fase, foram realizadas novamente entrevistas aos mesmos professores, em dezembro de 2012, sendo que apenas 14 dos 17 professores aceitaram participar novamente na recolha de dados. Pretendia-se, assim, conhecer e explorar os primeiros anos de ensino por parte dos professores, as suas motivações pessoais, a formação inicial e a aprendizagem no local de trabalho. Na 3ª e última fase de recolha de dados foi utilizado o método de incidentes críticos, no qual participaram 119 professores de diferentes escolas e localidades da China. Através dos incidentes críticos pretendia-se que os professores identificassem e descrevessem um dos melhores momentos da sua atividade como professor. Para concluir a recolha de dados, foram, ainda, recolhidas narrativas escritas por parte de 5 professores com funções de coordenação e direção nas escolas, no sentido de conhecer melhor a realidade das escolas no contexto educativo chinês, bem como o processo de adaptação dos novos professores ao local de trabalho. No que diz respeito aos resultados do estudo, é possível concluir que as motivações dos professores chineses são muito semelhantes às referidas na literatura já existente neste domínio. A pouca preparação no âmbito da sua formação inicial, o papel do estágio, a carga de trabalho, o baixo salário, a falta de tempo para descansar, foram alguns dos fatores identificados pelos professores para caracterizar a sua motivação e a adaptação ao local de trabalho. Neste sentido, é fundamental considerar as motivações, crenças e expectativas dos professores sobre o ensino e sobre o que significa ser professor na formação inicial de professores. As práticas de mentoria e de estágio na aprendizagem no local de trabalho devem ser potenciadas e desenvolvidas no sentido de alcançar melhores resultados neste âmbito. Num sistema de ensino orientado maioritariamente para os exames, estes são grandes desafios que se impõem ao modelo educativo chinês. As conclusões do estudo apontam para a necessidade de um maior apoio na formação inicial de professores, quer através de financiamento, quer de políticas educativas e legislação favorável a processos de mentoria ou a uma integração bem sucedida por parte dos novos professores no local de trabalho. No final deste trabalho são apresentadas implicações e recomendações para futuros trabalhos de investigação.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54985
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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