Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/5495
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, José António Brandão | - |
dc.contributor.author | Pimenta, Jorge Manuel Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2006-09-01T15:13:48Z | - |
dc.date.available | 2006-09-01T15:13:48Z | - |
dc.date.issued | 2005-09 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, José António Brandão; PIMENTA, Jorge Manuel Rocha - “Escrever para aprender, escrever para exprimir o aprendido”. In SILVA, Bento D. ; ALMEIDA, Leandro S., coord. – “Actas do Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 8, Braga, Portugal, 2005” [CD-ROM]. Braga : Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2005. ISBN 972-8746-36-9. p. 1877-1885. | eng |
dc.identifier.isbn | 972-8746-36-9 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/5495 | - |
dc.description.abstract | A escrita constitui uma importante ferramenta de aprendizagem, podendo desempenhar um papel de relevo nos processos de aquisição, estruturação e expressão de conhecimento. A posse de competências de escrita pode estar associada ao sucesso na escola, já que grande parte da comunicação que aí tem lugar assenta em suporte escrito. Muito do insucesso dos alunos não decorrerá tanto da falta de conhecimentos, mas antes da incapacidade de os verbalizar por escrito. Na presente comunicação, pretendemos analisar o modo como estudantes do ensino superior utilizam a escrita quer em tarefas de construção de conhecimento (tomada de notas de leitura, elaboração de mapas conceptuais, etc.), quer em tarefas de expressão de conhecimento (elaboração de trabalhos académicos). Para o efeito, servimo-nos de documentos produzidos por alunos dos cursos de engenharia da Universidade do Minho no âmbito de uma disciplina de Opção Cultural. Os documentos em análise correspondem a diferentes fases do processo de elaboração de um trabalho escrito baseado na informação contida num conjunto limitado de textos sobre uma dada temática sugerida pelo(s) docente(s). | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.title | Escrever para aprender, escrever para exprimir o aprendido | eng |
dc.type | conferencePaper | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Escrever para aprender, escrever para exprimir o aprendido.pdf | 71,07 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |