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TítuloAudiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal
Outro(s) título(s)Audiences and cross-media: study of news consumption patterns in Portugal
Autor(es)Silva, Marisa Torres da
Figueiras, Rita
Brites, Maria José
Amaral, Inês
Maropo, Lídia
Santos, Sílvio Correia
Jerónimo, Pedro
Espírito Santo, Paula
Pacheco, Liliana
Palavras-chaveAudiências
Consumos noticiosos
Repertórios mediáticos
Cross-Media
Metodologia Q
Audiences
Consumption of news
Media repertoires
Q-methodology
DataDez-2017
EditoraUniversidade da Beira Interior. Labcom.IFP
RevistaEstudos em Comunicação
CitaçãoSilva, M. T. et al. (2017). Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal. Estudos em Comunicação, 25 (1), 177-199.
Resumo(s)As práticas digitais que decorrem da ubiquidade dos media e da sua utilização possibilitaram a combinação de múltiplas plataformas no consumo de notícias. Neste artigo, procurámos identificar repertórios mediáticos (padrões de uso dos media noticiosos) em Portugal, de modo a compreender como são construídas as preferências mediáticas das audiências e de que forma o consumo noticioso integra os seus hábitos quotidianos. Neste sentido, desenvolvemos uma análise a padrões de consumo de media noticiosos a partir de uma abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos baseada na Metodologia Q (Davis & Michelle, 2011), a partir de uma amostra constituída por 36 participantes. A análise dos padrões de consumo de notícias permitiu identificar e analisar sete repertórios mediáticos em função do uso, relevância e utilidade atribuída pelos sujeitos aos media noticiosos. Os resultados revelam perfis híbridos de consumo mediático e uma tendência para consumos de notícias numa lógica móvel e multiplataforma, embora os media tradicionais continuem a desempenhar um papel determinante nos repertórios mediáticos em Portugal.
The digital practices that arise from the ubiquity of the media and their use enabled the combination of different platforms within news consumption, in a cross-media logic. In this article we sought to identify media repertoires (patterns of use of news media) in Portugal, in order to understand how do people make sense of their media preferences and how does news consumption integrate the daily habits of the audience. In this sense, we have developed an analysis of news media consumption patterns grounded on a mixed approach of qualitative and quantitative methods based on Q-Methodology (Davis & Michelle, 2011), using a sample of 36 participants. The analysis of news consumption patterns allowed the identification and analysis of seven media repertories according to the use, relevance and usefulness attributed by the subjects to the news media. The results show hybrid media consumption profiles and a tendency for the consumption of news in a mobile and multiplatform logic, although traditional media continue to play a determining role in the media repertoires in Portugal.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54903
DOI10.20287/ec.n25.v1.a11
ISSN1646-4923
e-ISSN1646-4974
Versão da editorahttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/287
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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