Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/54856

TítuloEducação não formal na escola: um projeto de desenvolvimento de competências
Outro(s) título(s)Non-formal education at school: a skills development project
Autor(es)Guimarães, Adriana da Silva
Orientador(es)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Palavras-chaveEducação não formal
Competências pessoais e sociais
Intervenção comunitária
Educação ao longo da vida
Non formal education
Personal and social skills
Community interventation
Lifelong education
Data2017
Resumo(s)As crianças são um grupo da população que, sem dúvida, estão em constante evolução e crescimento. Para que seja possível a existência de adultos críticos, justos e participativos é necessário, para além de uma educação formal, uma educação fora dos patamares formais, denominada educação não formal, que lhes permita atingir estes ideais. O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação – Área de Especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, estágio este realizado numa escola primária, com alunos de duas turmas, 1º ano e 4º ano. A finalidade do projeto define-se pela promoção de competências pessoais e socioculturais dos alunos, uma vez que o desenvolvimento integral da criança é fator importante para a construção de um cidadão crítico. Numa perspetiva metodológica, o paradigma orientador para a realização do projeto foi o paradigma qualitativo interpretativo, ao passo que a metodologia adotada foi a Investigação-Ação com recurso a técnicas de animação sociocultural, uma vez que se carateriza pelo diagnóstico, implementação e avaliação das atividades propostas, tendo em conta os interesses e necessidades dos intervenientes. A partir da análise diagnóstica foram delineadas cinco oficinas, nomeadamente a Oficina da escrita e leitura, a Oficina das expressões artísticas, a Oficina de promoção pessoal e social, a Oficina de educação/promoção da saúde e a Oficina das ciências. Estas incitam o desenvolvimento das capacidades pessoais e sociais das crianças, através de atividades lúdico pedagógicas e recreativas para que lhes fosse possível um maior envolvimento nas mesmas. Na avaliação do projeto pôde-se concluir um impacto positivo nas crianças e um elevado interesse das mesmas na participação do projeto, salientando a vontade de continuidade.
Children are a group of the population that undoubtedly are in constant evolution and growth. In order to make possible the existence of critical, fair and participative adults, it is necessary, besides a formal education, an education outside the formal levels, called non-formal education, that allows them to reach these ideals. This internship report comes from the Master's Degree in Education - Area of Specialization in Adult Education and Community Intervention, an internship held in a primary school, with students from two classes, first year and fourth year. The purpose of the project is defined by the promotion of personal and sociocultural skills of students, since the integral development of the child is an important factor for the construction of a critical citizen. In a methodological perspective, the guiding paradigm for the realization of the project was the qualitative interpretive paradigm, while the methodology adopted was Research-Action using socio-cultural animation techniques, since it is characterized by the diagnosis, implementation and evaluation of activities taking into account the interests and needs of the participants. From the diagnostic analysis, five workshops were outlined, namely the Writing and Reading Workshop, the Arts Workshop, the Personal and Social Promotion Workshop, the Health Education / Promotion Workshop and the Science Workshop. These stimulate the development of children's personal and social capacities through playful educational and recreational activities to enable them to become more involved in such activities. In the evaluation of the project it was possible to conclude a positive impact on the children and a high interest of the participants in the participation of the project, emphasizing the will of the project is continuity.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/54856
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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