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TítuloFormação, gestão e avaliação da formação: conceções e práticas num grupo empresarial
Outro(s) título(s)Training, management and evaluation training: conceptions and practices in an organizational group
Autor(es)Fernandes, Liliana Pereira
Orientador(es)Rocha, M. Custódia J.
Palavras-chaveFormação profissional
Gestão da formação
Avaliação da formação
Professional training
Management training
Evaluation training
Data2017
Resumo(s)Nos últimos anos, tem-se vindo a constatar que a formação profissional em Portugal é um dos temas de grande relevo, no que concerne ao debate das políticas e práticas existentes no seio das organizações. Assim sendo, num mundo onde a globalização e a economia do conhecimento são conceitos predominantes, tem-se tornado imperativo que as organizações se mantenham na vanguarda da competitividade e produtividade por via da formação dos recursos humanos, da sua qualificação e competência em contexto de trabalho numa lógica de organizações aprendentes. O objeto de estudo desta investigação e intervenção centra-se numa organização situada no norte do país, mais concretamente na gestão da formação e na avaliação da formação, tendo como público-alvo de estudo os colaboradores da organização que frequentaram formação, bem como as suas chefias e/ou diretores. A análise da gestão da formação e da avaliação da formação é feita em dois patamares, sendo que um prende-se pela conceção e planeamento da formação no seio da gestão da formação sita no Departamento de Recursos Humanos da organização e no plano de aplicabilidade das práticas utilizadas em contexto organizacional. Para a realização deste estudo, demos primazia ao paradigma qualitativo de investigação, sendo que, para tal, decidiu-se, de igual forma, adotar metodologias investigativas que fossem de encontro ao método selecionado: o estudo de caso de caráter explorativo. Posto isto, recorreu-se a variadas técnicas de recolha de dados, bem como a técnicas de análise dos mesmos. Assim aferimos sobre a sustentação e validação do trabalho de investigação/intervenção efetuado. A partir das técnicas anteriormente mencionadas, tivermos a oportunidade de estudar e constatar quais as práticas e políticas de gestão da formação e de avaliação da formação com o objetivo final de compreender como esta organização funciona em termos gerais de “formação, trabalho e recursos humanos” e de compreender o porquê de tal funcionamento.
In the last years, it is possible to observe that professional training in Portugal has been one of the most important topics in debate regarding to existing policies and practices within the organizations. Therefore, in a world where globalization and knowledge’s economy are predominant concepts, it become imperative that organizations make all in their power to remain at the vanguard of competitiveness and productivity through human resources training. Consequently, this training creates an improvement in their employee’s qualifications and skills in a work context, which leads to an idea of learning organizations. Thus, this research was conducted in an organization located in the north of the country and the aim was to evaluate the policies and practices related to management and evaluation training. The target of this study was the organization’s employees that had been present in training programs as well their direct chiefs/directors. For that, the analysis of management and evaluation training was made in the Human Resources department and was focused in two distinct points: how the training is planned and how this training works in the daily basis. For the elaboration of this study, we gave precedence to qualitative research paradigm and it was also decided to adopt investigative methodologies which are in accordance to the selected method: the explorative case study. For that, we used a variety of collecting and analysis data techniques to assure the validation and the strength of this investigative/intervention project. By using these techniques, we had the opportunity to study and to verify which management and evaluation training practices and policies used by the organization under analysis, where the main goal was to understand how this organization works in general, in terms of “training, work and human resources” and comprehend the reasons behind this way of management.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54842
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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