Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/5483

TitleManuais escolares do 1º CEB: contributos para a educação para a sexualidade em meio escolar
Author(s)Alves, Gilda
Carvalho, Graça Simões de
KeywordsEducação sexual
Manuais escolares
1º Ciclo
Issue date2005
PublisherUniversidade do Minho. Instituto de Estudos da Criança (IEC)
CitationALVES, Gilda; CARVALHO, Graça Simões de - Manuais escolares do 1º CEB : contributos para a educação para a sexualidade em meio escolar. In INTERNATIONAL SEMINAR OF PHYSICAL EDUCATION, LEISURE AND HEALTH, 2, Braga, Portugal, 2005 – “Proceedings of the 2nd International Seminar of Physical Education, Leisure and Health : new ways of analysis and intervention [CD-ROM]. [Braga : IEC, 2005].
Abstract(s)O manual escolar contribui para a transmissão de conhecimentos, assumindo um papel importante na aprendizagem de conteúdos e métodos assim como de hábitos de trabalho e de vida. É utilizado para consolidar e avaliar aquisições de conhecimentos dos alunos, através de exercícios e de aplicações, assim como de as relacionar entre si. O principal ponto de partida foi procurar perceber de que forma ocorreu uma evolução nas últimas décadas, dos manuais escolares ao nível da abordagem da Reprodução, quer ao nível da importância que lhe era atribuída pelo manual quer ao nível da qualidade e rigor científico que o tema apresenta. Foram recolhidos 70 manuais do 1º CEB, de 21 editoras diferentes datados a partir de 1920 até 2003. Procedeu-se a uma leitura global e generalizada da totalidade dos manuais com vista à criação dos critérios para analisar a abordagem do tema “Reprodução” em cada manual escolar, incluindo espaço ocupado, conteúdos na forma textual e icónica bem como actividades pedagógicas propostas. Deu-se especial atenção ao rigor dos conteúdos veiculados, à legibilidade dos textos, ao papel pedagógico das ilustrações, a adequação do manual ao programa, bem como a toda a coerência pedagógica do manual. Os critérios criados permitiram discriminar as diversas formas de abordar o tema, quer ao nível da quantidade e qualidade de informação (Não Científica; Científica Incorrecta; Científica Correcta), quer textual quer icónica, bem como o tipo de actividades propostas. Estes critérios serão utilizados para uma análise detalhada dos diversos manuais seleccionados com vista a identificar por um lado os eventuais obstáculos a uma correcta aprendizagem científica e por outro a encontrar formas de abordagem científico – pedagógicas consideradas como mais apropriadas para este nível de ensino.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/5483
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ed sexual_manuais.pdfArtigo279,62 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID