Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54768

TítuloAutomotive facial driver recognition
Autor(es)Barbosa, Pedro Nelson Sampaio
Orientador(es)Cabral, Jorge
Palavras-chaveDriver recognition
Customization load
Bosch Car Multimedia
INNOVCAR
Minho’s University
Reconhecimento do driver
Load das personalizações
Universidade do Minho
Data2017
Resumo(s)Dependency on technology is quite real when it comes to the automotive world. Currently there are several automated systems that can be found in cars: lights control, seats control, brakes control and the list goes on. These systems enhance the safety of drivers but raise other issues that need to be addressed. In the automotive market, when trying to stand out, some brands seek to attract consumers through the originality and provide options that were never seen before in their vehicles. Nowadays some vehicles have the option to change some funcionalities depending on the driver’s will, such as seat and steering wheel height, suspension/motor mode, among others. But with this level of changes a question arises: will the driver have to make these changes every time he uses the car? The answer is no, because if the user somehow performs a driver’s identification, the car system can load the personal costumizations maked by that particular person. This work realize the driver’s recognition automatically and with the minimum of hindrance. For this purpose it is acquire an image of the driver’s face in order to know his identification. This system will recognize the driver and send his identification to an external system, so that this second system can perform the required customization. The system to build in this dissertation have to be small in size, quickly realize the driver’s recognition and to inform her identity to an external system. The necessary process for the use of this system must be simple, and allow the graphic visualization of the whole process that is taking place. The final system aims to increase the technical knowledge of the "Project INNOVCAR", which is a project resulting from the partnership between the Minho’s University and the renowned multinational in the automotive world, Bosch. All the development and conclusions taken during this work will revert to this project, and the system to be developed also has the possibility of being integrated into the DSM (Driver Simulator Mockup). The DSM is a simulator of an automobile in a virtual world, in which all the systems that compose it, use the TCP/IP protocol suit as a means of communication. The final system to be developed, in this dissertation, should use the TCP/IP protocol suit, as a means of receiving commands and sending the driver’s identity.
A dependência pela tecnologia é algo muito real quando se trata do mundo automóvel. Atualmente podem ser encontrados muitos sistemas automáticos num carro: controlo das luzes, controlo dos assentos, controlo dos travões e a lista continua. Estes sistemas aprimoram a segurança dos condutores nos seus veículos, mas levantam outros problemas que têm de ser resolvidos. No mercado automóvel, de forma a se destacarem dos restantes, algumas marcas procuram atrair o consumidor através da inserção de opções e originalidade, nos seus veículos, nunca vistas anteriormente. Atualmente alguns veículos têm opções para alterarem algumas funcionalidades, dependendo do gosto do condutor, opções como altura dos assentos ou volante, estações no menu de acesso rápido, entre outras. Mas com o aumento da quantidade de alterações que se pode realizar num veiculo, uma questão surge: o condutor terá sempre que realizar essas alterações sempre que vá usar o carro? A resposta a essa questão é não, pois se de algum modo for realizada uma identificação da identidade do condutor, o sistema do carro pode realizar o load das personalizações associadas a um especifico condutor. Este trabalho pretende realizar o reconhecimento da identidade do condutor de forma automática, com o mínimo de desconforto possível. Para isso é proposto a aquisição de uma imagem da face do condutor, de forma a realizar a sua identificação através dela. Este sistema irá realizar o reconhecimento do condutor, e de seguida enviar a sua identidade para um sistema externo, para que este segundo sistema possa adquirir as personalizações anteriormente feitas, pelo condutor em questão. O sistema a desenvolver nesta dissertação propõe ser de pequenas dimensões, realizar o reconhecimento rapidamente e enviar a identidade obtida, para um sistema externo. O processo necessário para usar este sistema deve ser simples, e permitir a visualização gráfica de tudo o que está a acontecer. O sistema final tem como objetivo o aumento do conhecimento critico do "Project INNOVCAR", que se trata de um projeto resultante da parceria entre a Universidade do Minho e a empresa de renome mundial no mundo automóvel, Bosch. Todo o desenvolvimento e conclusões executadas/retiradas durante este trabalho revertem para este projeto, e o sistema a desenvolver tem também a possibilidade de ser integrado no DSM (Driver Simulator Mockup). O DSM é um simulador automóvel num mundo virtual, e todos os sistemas que o compõem, usam o protocolo TCP/IP como forma de comunicação. O sistema final a desenvolver, nesta dissertação, também deve usar o protocolo de comunicação TCP/IP, como meio de receção de comando e envio da identidade do condutor.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Industrial Electronic and Computers Engineering
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54768
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro Nelson Sampaio Barbosa.pdfDissertação de Mestrado9,77 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID