Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/54768
Título: | Automotive facial driver recognition |
Autor(es): | Barbosa, Pedro Nelson Sampaio |
Orientador(es): | Cabral, Jorge |
Palavras-chave: | Driver recognition Customization load Bosch Car Multimedia INNOVCAR Minho’s University Reconhecimento do driver Load das personalizações Universidade do Minho |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Dependency on technology is quite real when it comes to the automotive world.
Currently there are several automated systems that can be found in cars: lights control,
seats control, brakes control and the list goes on. These systems enhance the safety
of drivers but raise other issues that need to be addressed.
In the automotive market, when trying to stand out, some brands seek to attract
consumers through the originality and provide options that were never seen before in
their vehicles. Nowadays some vehicles have the option to change some funcionalities
depending on the driver’s will, such as seat and steering wheel height, suspension/motor
mode, among others. But with this level of changes a question arises: will the driver
have to make these changes every time he uses the car? The answer is no, because if the
user somehow performs a driver’s identification, the car system can load the personal
costumizations maked by that particular person.
This work realize the driver’s recognition automatically and with the minimum of
hindrance. For this purpose it is acquire an image of the driver’s face in order to know
his identification. This system will recognize the driver and send his identification to
an external system, so that this second system can perform the required customization.
The system to build in this dissertation have to be small in size, quickly realize the
driver’s recognition and to inform her identity to an external system. The necessary
process for the use of this system must be simple, and allow the graphic visualization of
the whole process that is taking place.
The final system aims to increase the technical knowledge of the "Project INNOVCAR",
which is a project resulting from the partnership between the Minho’s University
and the renowned multinational in the automotive world, Bosch. All the development
and conclusions taken during this work will revert to this project, and the system to be
developed also has the possibility of being integrated into the DSM (Driver Simulator
Mockup). The DSM is a simulator of an automobile in a virtual world, in which all the
systems that compose it, use the TCP/IP protocol suit as a means of communication.
The final system to be developed, in this dissertation, should use the TCP/IP protocol
suit, as a means of receiving commands and sending the driver’s identity. A dependência pela tecnologia é algo muito real quando se trata do mundo automóvel. Atualmente podem ser encontrados muitos sistemas automáticos num carro: controlo das luzes, controlo dos assentos, controlo dos travões e a lista continua. Estes sistemas aprimoram a segurança dos condutores nos seus veículos, mas levantam outros problemas que têm de ser resolvidos. No mercado automóvel, de forma a se destacarem dos restantes, algumas marcas procuram atrair o consumidor através da inserção de opções e originalidade, nos seus veículos, nunca vistas anteriormente. Atualmente alguns veículos têm opções para alterarem algumas funcionalidades, dependendo do gosto do condutor, opções como altura dos assentos ou volante, estações no menu de acesso rápido, entre outras. Mas com o aumento da quantidade de alterações que se pode realizar num veiculo, uma questão surge: o condutor terá sempre que realizar essas alterações sempre que vá usar o carro? A resposta a essa questão é não, pois se de algum modo for realizada uma identificação da identidade do condutor, o sistema do carro pode realizar o load das personalizações associadas a um especifico condutor. Este trabalho pretende realizar o reconhecimento da identidade do condutor de forma automática, com o mínimo de desconforto possível. Para isso é proposto a aquisição de uma imagem da face do condutor, de forma a realizar a sua identificação através dela. Este sistema irá realizar o reconhecimento do condutor, e de seguida enviar a sua identidade para um sistema externo, para que este segundo sistema possa adquirir as personalizações anteriormente feitas, pelo condutor em questão. O sistema a desenvolver nesta dissertação propõe ser de pequenas dimensões, realizar o reconhecimento rapidamente e enviar a identidade obtida, para um sistema externo. O processo necessário para usar este sistema deve ser simples, e permitir a visualização gráfica de tudo o que está a acontecer. O sistema final tem como objetivo o aumento do conhecimento critico do "Project INNOVCAR", que se trata de um projeto resultante da parceria entre a Universidade do Minho e a empresa de renome mundial no mundo automóvel, Bosch. Todo o desenvolvimento e conclusões executadas/retiradas durante este trabalho revertem para este projeto, e o sistema a desenvolver tem também a possibilidade de ser integrado no DSM (Driver Simulator Mockup). O DSM é um simulador automóvel num mundo virtual, e todos os sistemas que o compõem, usam o protocolo TCP/IP como forma de comunicação. O sistema final a desenvolver, nesta dissertação, também deve usar o protocolo de comunicação TCP/IP, como meio de receção de comando e envio da identidade do condutor. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Industrial Electronic and Computers Engineering |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54768 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DEI - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedro Nelson Sampaio Barbosa.pdf | Dissertação de Mestrado | 9,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |