Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/54692

TitleFormação e-learning: um estudo de caso centrado na melhoria das práticas formativas
Other titlesE-learning training: a case study focused on improving training practices
Author(s)Gomes, José Manuel Pereira
Advisor(s)Palhares, José Augusto
KeywordsFormação
Educação a distância
e-Learning
Aprendizagem ao longo da vida
Training
Distance education
Lifelong learning
Issue date2017
Abstract(s)A revolução tecnológica centrada nas tecnologias de informação imprimiu um conjunto de mudanças significativas nos mais variados domínios da sociedade. De entre essas mudanças, destacam-se a globalização das economias, a flexibilização do trabalho e o aumento do acesso à informação e ao conhecimento. Todavia, estas mudanças trouxeram novos desafios para os indivíduos. Um dos desafios mais prementes passa pela necessidade de uma permanente atualização dos conhecimentos e das competências de modo a responder às exigências impostas pela “sociedade informacional” onde a mudança afigura-se como constante (Castells, 2002). Neste quadro, a formação profissional e contínua afigura-se como uma condição necessária para adaptação dos indivíduos aos quesitos da nova sociedade. Por outro lado, é também decorrente dos desenvolvimentos da tecnologia de informação e comunicação que emerge uma nova forma de aprendizagem: o e-learning. Enquanto forma de Educação a Distância, o e-learning configurase uma estratégia de ensino-aprendizagem que recorre à utilização de dispositivos eletrónicos para fins de mediatização do conhecimento. Contudo, apesar de vantajosa, a adoção do e-learning também apresenta alguns desafios que precisam de ser identificados e ultrapassados de modo a potenciar o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Por sua vez, é neste âmbito que se insere este trabalho. Este relatório é resultado do estágio curricular realizado na TecMinho, no âmbito do segundo ano do Mestrado em Educação, especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos. A elaboração deste relatório, para além de procurar fundamentar o processo de aprendizagem desenvolvido, mediante a frequência do estágio curricular, seguiu o objetivo principal de analisar alguns dos cursos e-learning da TecMinho, no sentido da identificação dos seus pontos fortes e fracos, com vista à apresentação de algumas sugestões de melhoria. Neste quadro, o presente relatório seguiu uma abordagem predominantemente qualitativa, tendo como método de investigação o estudo de caso.
The technology revolution focused on information technologies has produced a number of significant changes in the most varied areas of society. Among these changes are the globalization of economies, the flexibilization of labour and the increase of access to information and knowledge. However, these changes have brought new challenges for individuals. One of the most pressing challenges is the need for a constant updating of knowledge and skills in order to respond to the demands imposed by the information society, where change seems constant (Castells, 2002). In this context, vocational and continuing training appears as a necessary condition for the adaptation of individuals to the requirements of the new society. On the other hand, it is also result of developments in information and communication technology that a new form of learning emerges: e-learning. As a form of Distance Education, e-learning is a teaching-learning strategy that uses the use of electronic devices for the purposes of mediation of knowledge. However, although it is advantageous, the adoption of e-learning also presents some challenges that need to be identified and surpassed in order to enhance the success of the teaching-learning process. In turn, it is within this scope that this work is inserted. This report is the result of the curricular internship realized at TecMinho, in the scope of the second year of the Master in Education, specialization in Training, Work and Human Resources. The preparation of this report, in addition to seeking to support the developed learning process through the frequency of the curricular internship, followed the main objective of analysing some of the TecMinho e-learning courses, in order to identify their strengths and weaknesses, with a view to submit some suggestions for improvement. In this context, this report has followed a predominantly qualitative approach, with the case study as the research method.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/54692
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de estágio - José Gomes.pdf
  Restricted access
2,78 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID