Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/54665

TitleA estratégia de outsourcing e a competitividade da empresa: o caso da Vieira & Marques Lda.
Author(s)Sousa, Francisco Alberto Cunha
Advisor(s)Correia, Isabel M.
KeywordsOutsourcing
Determinantes
Fronteiras da empresa
Custos de produção
Indústria do vestuário
Determinants
Company frontiers
Production costs
Textile industry
Issue date2018
Abstract(s)Este relatório resultou do estágio curricular, desenvolvido na empresa Vieira & Marques Lda., que teve como principal objetivo analisar a utilização da estratégia de outsourcing com vista a tornar a empresa mais competitiva. Esta estratégia, que passa por obter externamente bens ou serviços produzidos anteriormente pela própria organização, tem sido uma das ferramentas principais que a empresa em estudo segue na sua linha estratégica. Ao longo do estágio foram discutidas com os responsáveis da empresa as estratégias de integração e desintegração vertical seguidas ao longo dos anos. Com base nessas informações, foi desenvolvido um questionário para um melhor conhecimento dessas estratégias, com particular ênfase nos determinantes e objetivos do outsourcing. Foi elaborado um estudo sobre o impacto desta estratégia nos custos da empresa, tendo por referência uma encomenda específica. Com esse estudo, foi possível determinar que a subcontratação das últimas fases do processo produtivo (nomeadamente, corte, confeção e embalagem) a empresas marroquinas permitiu uma redução do peso dos custos com estas atividades no custo total de produção de 50% para 36,7%. Comparando os custos unitários das últimas fases de produção (corte, confeção e embalagem) em Portugal e Marrocos, a diferença situa-se em cerca de 45%. Já quando falamos do custo total de produção na encomenda em estudo a redução situa-se na casa dos 20%.
This report is the result of an internship in Vieira & Marques Lda. company, which the main aim was the analysis of outsourcing strategy, to improve the competitiveness of this firm. This strategy includes the acquisition of external goods and services manufactured internally by the own organization, which is being one of the most important tools that Vieira & Marques Lda. has used in their strategy line. During this internship were discussed strategies of vertical integration and disintegration along the years with the management team. Based on this information was created a questionnaire for a better knowledge of the strategies real used, enhancing the determinants and objectives of the outsourcing. It was made a study about the impact of outsourcing strategy in the costs of the company, using a specific order. It was possible to determine that the subcontracting of the final steps of the production process (cutting, confection and packaging) in Moroccan company’s allowed to reduce the costs from 50% to 36,70% in the total cost of production. Comparing the unit costs of the final steps of production (cutting, confection and packaging), between Portugal and Morocco, the difference was 45%. However, when we analyze the total costs of the production in the order, the reduction is around 20%.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54665
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francisco Alberto Cunha Sousa.pdf
  Restricted access
907,45 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID