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TítuloProjeto Mobizela: uma proposta de mobilidade sustentável para Vizela Cittaslow
Autor(es)Silva, João Miguel Monteiro da
Orientador(es)Azevedo, Ana Francisca de
Ribeiro, Vítor
Palavras-chaveMobilidade sustentável
Movimento Internacional Cittaslow
Vizela
S.I.G.
Projeto Mobizela
Sustainable mobility
International Cittaslow Movement
G.I.S.
Project Mobizela
Data2017
Resumo(s)Um dos grandes desafios das sociedades contemporâneas é o de conciliar desenvolvimento com sustentabilidade. As elevadas taxas de urbanização da população mundial acarretam consigo inúmeros desafios ao sistema urbano. Nesta lógica, a mobilidade tem merecido especial atenção, uma vez que contribui de forma inequívoca para a (in)sustentabilidade urbana, com impactes negativos sobre o ambiente, a economia e a sociedade. Deste modo, urge encontrar novas formas de “pensar e fazer cidade” tendo por base a tríade da sustentabilidade. Neste sentido, surge o Movimento Internacional Cittaslow, composta por uma rede de cidades de pequena dimensão que estabeleceram um conjunto de metas para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. Uma destas cidades é Vizela, classificada como Cittaslow desde 2011. Com base nestes pressupostos, a presente investigação aborda a questão da mobilidade sustentável em Vizela enquanto Cittaslow. Desta forma, pretende-se: i) estudar o Movimento Cittaslow e o caso de Vizela; ii) compreender a urgência de um novo paradigma de mobilidade; iii) identificar as principais características do município de Vizela e iv) propor um projeto de mobilidade sustentável para Vizela. Para tal, recorreu-se a operações de análise espacial através da utilização dos Sistemas de Informação Geográfica, no qual revelaram-se ser ferramentas essenciais no apoio à tomada de decisão no âmbito do planeamento estratégico do território. Assim, nesta investigação é apresentada uma proposta de mobilidade sustentável para o município de Vizela, denominado Projeto Mobizela, sendo proposto a pedonalização de parte do seu centro histórico e a construção de uma rede ciclável. Deste modo, espera-se que este projeto se possa constituir como um contributo para tornar Vizela uma cidade mais Sustentável, mais Acessível, mais Segura, mais Atrativa e mais Saudável.
One of the great challenges of contemporary societies is to reconcile development with sustainability. The high rates of urbanization of the world population bring with it numerous challenges to the urban system. In this logic, mobility has received special attention, since it visibly contributes to urban (in)sustainability, with negative impacts on the environment, economy and society. In this way, it is urgent to find new ways of "thinking and making city" based on the triad of sustainability. In this sense, there is the International Cittaslow Movement, composed of a network of small cities that have established a set of goals to improve the quality of life of its inhabitants. One of these cities is Vizela, classified as Cittaslow since 2011. Based on these assumptions, the present research addresses the issue of sustainable mobility in Vizela while Cittaslow. In this way, it is intended: i) to study the Cittaslow Movement and the Vizela case; ii) understanding the necessity of a new mobility paradigm; iii) identify the main characteristics of the municipality of Vizela and iv) propose a sustainable mobility project for Vizela. For this purpose, we used spatial analysis operations through the use of Geographic Information Systems, which proved to be essential to support decision-making in the strategic planning of the territory. Thus, this research presents a proposal of sustainable mobility for the municipality of Vizela, denominated Project Mobizela, being proposed the pedonalization of part of its historic center and the construction of an extensive cycling network. In this way, this project is expected to be a contribution to make Vizela a more Sustainable, Affordable, Safer, Attractive and Healthier city.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Geografia (área de especialização em Planeamento e Gestão do Território)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54640
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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