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dc.contributor.authorFonseca, Gisele Cristina Cohenpor
dc.contributor.authorCabecinhas, Rosapor
dc.date.accessioned2018-04-26T16:01:50Z-
dc.date.available2018-04-26T16:01:50Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-8471-13-0por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/54605-
dc.description.abstractOs conteúdos mediáticos possuem lugar permanente em nosso olhar e ao atuarmos em um contexto escolar com jovens adolescentes portugueses e brasileiros, propomo-nos a avaliar a aplicabilidade e relevância de algumas atividades do site canadiano Media Smarts, sobretudo os que possuem como foco conceitos relativos aos estereótipos veiculados pelos media. Esta discussão mostra-se a cada dia mais relevante diante de uma sociedade produtora de ideais a serem seguidos e reproduzidos em série. Além disso, crianças e jovens representam 1/3 da população mundial (Khan et al., 2008:20) e consomem a cada dia mais produtos e novas tecnologias. Alguns sites de literacia mediática como, por exemplo, o que será foco desta investigação (mediasmarts.ca), propõem a divulgação e aplicação de atividades para pais e professores a fim de desenvolver nas crianças e adolescentes uma leitura crítica dos conteúdos aos quais são expostos diariamente e, que, na maioria das vezes, ficam sem possibilidade de aprofundamento seja no âmbito familiar ou escolar. Em outras palavras, pretendemos perceber através destas atividades, além de outras elaboradas pela própria pesquisadora, de que forma os estereótipos estão presentes nos discursos dos jovens, quais são os estereótipos mais evidenciados e, ainda, avaliar se as atividades serviram como ferramentas de mediação para uma educação para os media tal como proposto numa discussão que tem por objetivo a leitura crítica destes estereótipos. Temos como base metodológica a investigação-ação que, por seu caráter intervencionista, parece coadunar com uma prática investigativa que objetiva a mudança no contexto pesquisado. Nossa pesquisa em um contexto escolar espera estabelecer um diálogo entre a sala de aula e o mundo social, que acreditamos contribuiria para ampliar a visão de pluralidade social e para a visão da heterogeneidade identitária uma vez que tentamos relacionar temas da contemporaneidade com uma perspectiva multimodal que contemple o repertório de crenças que os alunos possuem. Serão apresentados nesta comunicação resultados parciais que compõem uma pesquisa de doutoramento, em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho em Braga.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação para os mediapor
dc.subjectEstereótipos sociaispor
dc.subjectLiteracia mediáticapor
dc.subjectMedia educationpor
dc.subjectSocial stereotypespor
dc.subjectMedia literacypor
dc.titleEstereótipos x Media x Educação: Estabelecendo Relações nos Discursos de Jovens Brasileiros e Portuguesespor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.fpce.up.pt/ciie/?q=node/2034por
oaire.citationConferenceDate1 Nov. - 3 Nov. 2013por
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage4497por
oaire.citationEndPage4507por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationII Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudançapor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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