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https://hdl.handle.net/1822/54556
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Daniela Andrade Vilaverde e | por |
dc.contributor.author | Pereira, Ana Isabel Ribeiro | por |
dc.date.accessioned | 2018-04-23T14:27:16Z | - |
dc.date.available | 2018-04-23T14:27:16Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/54556 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) | por |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como temática central a Avaliação de Desempenho em contexto organizacional e como objetivo macro analisar o processo de Avaliação de Desempenho numa pequena e média empresa situada na zona Minho de Portugal. De forma mais concreta, procuramos compreender se a organização promove a cidadania organizacional e torna o processo partilhado e democrático. Ao analisarmos as políticas e práticas de Avaliação de Desempenho implementadas pela organização, identificamos a necessidade de desenvolver uma ação de formação por forma a proporcionarmos um momento de reflexão e debate sobre o processo. Neste sentido, desenvolvemos um plano de formação, dividido em cinco sessões, com o propósito de recolher as impressões dos trabalhadores e administradores sobre a importância da Avaliação de Desempenho e simultaneamente tornar o processo formativo. O nosso trabalho também inclui a análise e a reflexão crítica de uma plataforma informática de gestão e realização da Avaliação de Desempenho criada pela entidade, portanto, procedemos à análise detalhada, à identificação de incidentes críticos e ao desenvolvimento de propostas de melhoria. Devemos sublinhar que construímos um Manual de Instruções que demonstra na íntegra o modo de funcionamento do produto e destaca a estrutura de um inquérito por questionário. Ao longo deste trabalho foram elencados os pressupostos teóricos que nos permitiram articular a Educação/Formação com a Gestão de Recursos Humanos: a Avaliação de Desempenho como uma ferramenta de levantamento de necessidades formativas; a ponte entre a gestão da formação, a gestão de competências e a gestão do desempenho e, por fim, a Avaliação de Desempenho como uma das principais práticas de Gestão de Recursos Humanos. A principal conclusão que retiramos refere que as pequenas e médias empresas portuguesas, utilizam processos de avaliação de desempenho sem a participação dos trabalhadores e geralmente são desenvolvidos de forma centralizada e contraproducentes aos valores de emancipação e humanização. | por |
dc.description.abstract | The central theme of the present study is the Performance Evaluation process made in an Organizational environment, where the main objective is to perform a macro analysis on the Performance Evaluation process on a small and medium-sized enterprise from the Minho region, Portugal. In a more concrete way, we are trying to understand if the organization promotes the Organizational Citizenship and allows the Performance Evaluation process to be shared and democratic. During the analysis of the Performance Evaluation process implemented in the organization, was identified the necessity to develop a training plan in order to provide a moment of reflexion and debate regarding the process itself. In this regard, was developed a training plan, divided in five sessions, with the purpose of collect feedback from all the employees, about the importance of the process, and, simultaneous turn up the process itself formative. Our work, also includes an extensive analysis and a critic reflexion about the web platform created and used by the organization for the management and realization of the Performance Evaluation process. Therefore, was made an detailed analysis, an identification of the most critical incident and a development of a set of improvement proposals. We must emphasize that we developed an Instruction Manual which fully demonstrates the way the product operates and highlights the structure of a questionnaire survey. Throughout this work, were described the theoretical assumptions that allows us to articulate the Education/Training with the Human Resources Management: the Performance Evaluation process as a tool of assessment of formative needs; the bridge between the training management, skills management and the performance management and, lastly, Performance Evaluation as one of the main practices of Human Resource Management. One of the main conclusions which we highlight concerns the small and medium portuguese enterprises, use closed Performance Evaluation processes, in other words, without the participation of their employees in the process and generally are developed in a centralised form and counterproductive to the values of emancipation and humanization. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Avaliação de desempenho | por |
dc.subject | Gestão de recursos humanos | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Performance evaluation | por |
dc.subject | Human resources management | por |
dc.subject | Training | por |
dc.title | Avaliação de desempenho: conceções e práticas organizacionais | por |
dc.title.alternative | Performance evaluation: organizational concepts and practices | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 201850915 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 19 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Ana Pereira.pdf | 17,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |