Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54354

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Cleber Augustopor
dc.contributor.authorAraújo, Joaquim Filipepor
dc.contributor.authorMachado-Taylor, Maria de Lourdespor
dc.date.accessioned2018-04-16T16:22:07Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPereira, C. A., Araújo, J. F. F. E., & de Lourdes Machado-Taylor, M. (2015). Acreditação do ensino superior nos países lusófonos: reflexões e práticas em Portugal e Brasil. Conhecimento &Amp; Diversidade, 13, 28–39.por
dc.identifier.issn2237-8049-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/54354-
dc.description.abstractEste artigo propõe o estudo da qualidade do ensino superior em Portugal e no Brasil. Os objetivos são discutir os sistemas de acreditação em vigor nas agências e comparar os instrumentos públicos de avaliação e acreditação de ciclos da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em Portugal e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no Brasil. A metodologia utilizada baseou-se em dados secundários e documentais coletados das agências, realizando-se análise qualitativa com base nas categorias de avaliação. Os resultados demonstram que a atuação das agências tem apresentado similaridades em seus mecanismos de garantia, mesmo considerando-se sua distancia geográfica e políticas educacionais distintas. As contribuições assentam na confrontação das metodologias de acreditação em uso pelas agências e na análise quanto à forma de validação das políticas de qualidade no ensino superior.por
dc.description.abstractThis article proposes a study of the higher education quality in Portugal and Brazil. The objectives are to discuss the current accreditation systems of public agencies and to compare the instruments of evaluation and accreditation of operating cycles of the Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education (A3ES) in Portugal and the National System of Higher Education Assessment (SINAES) in Brazil. The methodology used was based on secondary data and documents collected from agencies, leading to a qualitative analysis based on the evaluation categories. The results demonstrate that the performance of the agencies have shown similarities in their mechanisms of warranty even when considered their geographical distance and different educational policies. Contributions are based on the confrontation of the accreditation methodologies in use by agencies and the analysis on the form of validation of quality policies in higher educationpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUnilaSalle editorapor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectAgências de acreditaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAcreditação e avaliaçãopor
dc.subjectENADEpor
dc.subjectA3ES.por
dc.subjectAccreditation Agenciespor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectAccreditation and evaluationpor
dc.titleAcreditação do ensino superior nos países lusófonos: reflexões e práticas em Portugal e Brasilpor
dc.title.alternativeAccreditation of higher education in lusophone countries: reflections and practies in Portugal and Brazileng
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/1889por
oaire.citationStartPage28por
oaire.citationEndPage39por
oaire.citationIssue13por
oaire.citationVolume7por
dc.identifier.doi10.18316/1889por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalConhecimento & Diversidadepor
Aparece nas coleções:CICP - Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Conhecimento&Diversidade_2015.pdf
Acesso restrito!
186,05 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID