Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54181

Título[Recensão a] Bredekamp, H. (2015). Teoria do acto icónico. Lisboa: KKYM
Outro(s) título(s)[Book review] Bredekamp, H. (2015). Teoria do acto icónico. Lisbon: KKYM
Autor(es)Macedo, Isabel Moreira
Palavras-chaveCultura visual
Imagem
Literacia
Visual culture
Image
Literacy
Data2017
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaRevista Lusófona de Estudos Culturais
Resumo(s)Historiador de arte, Horst Bredekamp (Kiel, 1947) é professor na Universidade Humboldt, membro permanente do Instituto de Estudos Avançados de Berlim e presidente do Laboratório Interdisciplinar, Imagem, Conhecimento e Forma. Desde 2000 orienta um núcleo multidisciplinar que trabalha sobre a imagem técnica no campo das ciências, das tecnologias e no domínio da medicina. O tema da mediação das imagens tem estado no centro da sua atividade desde a sua tese de doutoramento Kunst als Medium sozialer Konflikte [A arte como meio do conflito social] (1975), e continua a informar a sua atividade enquanto historiador de arte. É coeditor de diversos estudos sobre a teoria e a história das imagens, destacando-se a codirecção da edição crítica da obra completa de Aby Warburg. A obra Teoria do acto icónico (2015), que apresentamos nesta recensão, envolve um vasto período temporal, desde a Pré-história até aos nossos dias e centra-se em objetos muito precisos, com consequências vastas para a compreensão do papel da arte na história, na sociedade e nas ciências. Entre os trabalhos mais marcantes de Horst Bredekamp assinalamos: Antikensehnsucht und maschinenglauben [A nostalgia do antigo e o culto da máquina] (1993); Thomas Hobbes visuelle strategien, Der Leviathan [Estratégias visuais de Thomas Hobbes, O Leviatã] (1999); Darwins Korallen [Os corais de Darwin] (2005) e Le déclin du platonisme [O declínio do neo-platonismo] (2005). O autor combina a perspetiva historicista, a análise de fontes documentais, a análise dos processos de transformação das imagens ao longo do tempo, com contribuições teóricas de vários campos científicos. A reflexão interdisciplinar desenvolvida por Bredekamp, durante décadas, culminou na obra Teoria do acto icónico (2015), onde se ensaia uma “fenomenologia da imagem ativa” (p. 13), ou da imagem como ato.
Art historian, Horst Bredekamp (Kiel, 1947) is a professor at Humboldt University, a permanent member of the Institute for Advanced Studies in Berlin and president of the Interdisciplinary Laboratory, Image, Knowledge and Form. From 2000, he orients a multidisciplinary group that works on the technical image in the field of sciences, technologies and medicine. The theme of image mediation has been at the heart of his activity since his PhD thesis Kunst als medium sozialer konflikte [Art as a medium of social conflict] (1975) , and continues to inform his activity as an art historian. He is co-editor of several studies on theory and history of the images, and co-directed the critical edition of the complete work of Aby Warburg. The book Teoria do acto icónico [Theory of the Image-Act] (2015), which is presented in this review, involves a vast temporal period, from prehistory to the present day, and focuses on very precise objects, with huge consequences for the understanding of the role of art in history, society, and science. Among Horst Bredekamp most outstanding studies are: Antikensehnsucht und maschinenglauben [The nostalgia of the old and the worship of the machine] (1993); Thomas Hobbes visuelle strategien, der leviathan [Visual strategies of Thomas Hobbes, the leviathan] (1999); Darwins korallen [The corals of Darwin] (2005) and Le déclin du platonisme (The decline of neo-platonism) (2005). The author combines the historicist perspective, the analysis of documentary sources, the analysis of changes in images over time, with theoretical contributions from several scientific fields. The interdisciplinary reflection developed by Bredekamp, for decades, culminated in the work Teoria do acto icónico (2015), where one rehearses a “phenomenology of the active image” (p. 13), or of the image as act.
TipoArtigo
Descrição"Versão em inglês, pg. 343-347"
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54181
ISSN2184-0458
e-ISSN2183-0886
Versão da editorahttp://rlec.pt/index.php/rlec/article/view/196/159
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rlec_2017_4_1_Macedo-PT.pdfVersão português105,46 kBAdobe PDFVer/Abrir
rlec_2017_4_1_Macedo-EN.pdfEnglish version79,13 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID