Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54110

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Brunopor
dc.contributor.authorCasais, Beatriz Graça Luzpor
dc.contributor.authorPina, Gilsonpor
dc.date.accessioned2018-04-09T12:34:53Z-
dc.date.available2018-04-09T12:34:53Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn2183-5594por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/54110-
dc.description.abstractObjetivo: O principal objetivo do presente trabalho consiste em discutir a influência da criação de uma marca territorial na identidade percebida pelo consumidor em contextos de turismo, no caso particular de Cabo Verde. Desenho/metodologia/abordagem: Como estudo exploratório, analisou-se a criação da marca territorial Cabo Verde na perspetiva dos pressupostos teóricos do prisma de identidade da marca e propõe-se um modelo que relaciona a influência da identidade local com as intenções comportamentais em turismo por parte de residentes e turistas. Resultados: Os resultados obtidos mostram uma gestão da marca territorial Cabo Verde (em específico a identidade da marca) relacionada com a identidade local, o que sugere que se trate de um determinante importante na procura turística do destino Cabo Verde. Estudos futuros deverão testar esta relação através de um modelo de equações estruturais no que toca aos construtos motivação, satisfação e lealdade, bem como discutir a identidade percecionada pelos turistas através de entrevistas, relacionando-a com a marca territorial desenvolvida e a identidade local presente na logomarca. Limitações/implicações: O estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão territorial em contextos específicos de turismo, aliado ao estudo do comportamento do consumidor turístico, o que se reflete na maior ou menor competitividade entre destinos turísticos (i.e. planeamento de espaços, estratégias de comunicação, promoção de serviços, vendas integradas e combate à sazonalidade). Originalidade/valor: Desenvolvimento da teoria em contextos específicos de turismo numa ótica de marketing (comportamento do consumidor). Numa perspetiva interdisciplinar, este artigo apresenta uma reflexão teórica no sentido de melhor compreender a gestão da marca em contextos de destinos turísticos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCabo Verdepor
dc.subjectGestão da marcapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectTurismopor
dc.titleA influência da marca territorial na predisposição do consumidor turístico: O caso Cabo Verdepor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage324por
oaire.citationEndPage335por
oaire.citationIssueSpecial Issuepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalEuropean Journal of Applied Business and Managementpor
Aparece nas coleções:EEG - Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sousa, Casais e Pina 2017.pdf258,1 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID