Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/54022

TitleAssociações científicas: da ideia de rede ao ideal de comunidade
Author(s)Oliveira, Madalena
KeywordsCiência
Associação científica
Rede
Comunidade
Science
Scientific association
Network
Community
Issue dateNov-2017
PublisherEdições Húmus
CitationOliveira, M. (2017). Associações científicas: da ideia de rede ao ideal de comunidade. In M. L. Martins (Org.), A internacionalização das comunidades lusófonas e ibero-americanas de Ciências Sociais e Humanas – o caso das Ciências da Comunicação (pp. 231-246). Vila Nova de Famalicão: Húmus.
Abstract(s)O desenvolvimento dos estudos de Comunicação – como certamente os de outras ciências – tem sido acompanhado pela atividade de inúmeras associações científicas. De âmbito nacional ou internacional, disciplinares ou transversais às várias áreas, estas organizações têm desempenhado importantes funções de reunião, dinamização e promoção do trabalho realizado em universidades e centros de investigação. Com iniciativas muito diversificadas – como a organização de eventos científicos e a publicação de séries de livros e revistas – as associações científicas são hoje um indicador relevante do grau de consolidação de campos e grupos científicos. Estão vinculadas à ideia de criar redes de trabalho e cooperação, um objetivo condizente com o desenho de uma sociedade global, feita de ligações, ou conexões, entre pessoas e instituições. No entanto, é na palavra comunidade – ou seja, na ideia de partilha – que o sentido das associações científicas encontra, pelo menos na área das Ciências da Comunicação, o seu fundamento mais expressivo.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/54022
ISBN978-989-755-306-6
Publisher versionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2722
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Oliveira_2017_ICL.pdf206,76 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID