Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53755
Título: | Repository of cases about information systems and technology professional acts: supporting practice, research and teaching |
Autor(es): | Silva, Ana Rita Lemos Costa e |
Orientador(es): | Carvalho, João Álvaro Varajão, João |
Palavras-chave: | Repository of cases Information systems and technology Scientific knowledge Repositório de casos Tecnologias e sistemas de informação Conhecimento científico |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Repositories have been affirmed in the last decades as a solution for the use, preservation and dissemination of the increasing scientific knowledge.
The presented master thesis proposes the planning, development and consequent implementation of a repository of cases based on three fundamental perspectives: practice, research and teaching.
With this repository, the practitioners will be able to find in the cases the description of situations that have already occurred which will serve them whether an aid in decision making before an act of profession, or as an improvement of their working practices and techniques.
Researchers may accumulate cases in order to establish greater confidence in the efficacy of a method or technique or even in relation to a theory and its constructs.
Teachers will be able to use cases to promote Information Systems and Technology teaching so that their students can learn to acquire scientific knowledge, develop new competences, and improve their skills.
The presented research followed a Design Science Research methodology, in which the concepts of software engineering and project management were inherent to the conception and construction of this informatic platform, while the focus group technique was useful in the evaluation of the same application.
All in all, the proposed repository has as objective the provision of cases whose content allows the benefit of those who use it, presenting itself as an innovative and contributory solution for the scientific area in question. Os repositórios têm-se afirmado nas últimas décadas como uma solução para o uso, preservação e disseminação do crescente conhecimento científico. A dissertação de mestrado que se apresenta propõe o planeamento, desenvolvimento e consequente implementação de um repositório de casos assente em três perspetivas fundamentais: prática, investigação e ensino. Com este repositório, os profissionais poderão encontrar nos casos a descrição de situações já ocorridas que lhes servirão quer de auxílio na tomada de decisão perante um ato de profissão, quer numa melhoria das suas práticas e técnicas de trabalho. Os investigadores poderão acumular casos com o intuito de estabelecer maior confiança quanto à eficácia de um método ou técnica, ou mesmo, em relação a uma teoria e seus construtos. Os professores poderão proceder a utilização de casos para a promoção do ensino em Tecnologias e Sistemas de Informação, de modo a que os seus alunos possam aprender a adquirir conhecimento científico, desenvolver novas competências e ainda, aprimorar as suas habilidades. O presente trabalho de investigação seguiu a metodologia Design Science Research, no qual os conceitos de engenharia de software e gestão de projetos foram inerentes à concepção e construção desta plataforma informática, enquanto a técnica de grupo de focos foi útil na avaliação da mesma aplicação. Em suma, o repositório proposto tem como objectivo a disponibilização de casos cujo conteúdo permita o benefício daqueles que o venham a utilizar, apresentando-se como uma solução inovadora e contributiva para a área científica em questão. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engineering and Management of Information Systems |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53755 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Rita Lemos Costa e Silva.pdf | 6,44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |