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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Danielpor
dc.contributor.authorMartins, Sarapor
dc.contributor.authorBorges, Mauríciopor
dc.contributor.authorAzevedo, Cecíliapor
dc.contributor.authorNobre, Alexandrapor
dc.date.accessioned2018-03-28T13:06:40Z-
dc.date.available2018-03-28T13:06:40Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53667-
dc.description.abstractA Ciência e a tecnologia dominam o nosso quotidiano com conceitos, produtos e processos associados a diversas áreas, desde a saúde, à alimentação e ao ambiente, fazendo da comunicação de Ciência um tema muito actual e de reconhecida importância cívica. No entanto, comunicar Ciência a um público não especializado implica alguns cuidados que passam pela motivação do público receptor para “ouvir”, e pela utilização de discurso/ linguagem claros. É conhecido que a espécie humana é maioritariamente visual, ou seja, aprende preferencialmente pela observação. Sabe-se também que o humor inteligente e moderado pode ser uma ferramenta valiosa no estímulo iniciador da relação com o público. Desta forma, a arte sequencial animada em geral, e o cartoon em particular, constituem uma ferramenta interessante ao conjugar as duas facetas anteriores. Entre as diversas áreas das ciências biológicas, a microbiologia é uma das que está fortemente associada a mitos como por exemplo “os microrganismos são todos perigosos” e a (pré)conceitos com consequências muito graves, de que a resistência a antibióticos e a polémica em torno da vacinação, são apenas dois deles. Adicionalmente, o mundo microbiológico, na sua maioria invisível a olho nu, se bem que de presença constante e ubíqua, passa despercebido à maioria de nós. Decidimos por isso juntar ambas as ideias e expressar conteúdos de microbiologia sob a forma gráfica de cartoon, com o objectivo de comunicar a um público não especializado, conceitos inerentes à área escolhida. Temos desenvolvido várias abordagens que vão desde os tópicos contemplados, às soluções gráficas encontradas e às estratégias de contacto com o público (maioritariamente público escolar e famílias), numa dinâmica de acção muito diversificada. Neste trabalho são analisados especificamente seis cartoons (vinheta única e tira) produzidos por alunos de Microbiologia Aplicada (licenciatura em Biologia Aplicada da Universidade do Minho) que focam aplicações biotecnológicas e particularidades de bactérias e fungos filamentosos. O conjunto foi alvo de diferentes estratégias de análise que se darão a conhecer nesta apresentação, a saber: avaliação qualitativa e quantitativa por pares e pelo docente da unidade curricular, análise qualitativa dos aspectos técnicos feita por um cartoonista e ainda, tratamento estatístico dos dados provenientes de um inquérito por questionáriopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherSciCom Pt (Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação de Ciênciapor
dc.subjectMicrobiologiapor
dc.subjectCiência e Artepor
dc.subjectCartoonspor
dc.titleMicrorganismos aos quadradinhospor
dc.typeconferencePosterpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate28 Mai. - 30 Mai.por
sdum.event.titleSciCom PT 2015 - 3º Congresso de Comunicação de Ciênciapor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationConferencePlaceLagospor
dc.subject.fosCiências Naturais::Ciências Biológicaspor
dc.subject.fosCiências Naturais::Outras Ciências Naturaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

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P47 Microrganismos aos Quadradinhos ANobre.pdf3,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

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