Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/5357

TitleSer Eva e dever ser Maria : paradigmas do feminino no cristianismo
Author(s)Ribeiro, Silvana Mota
KeywordsCristianismo
Mulher
Imagem
Issue date2000
PublisherCelta
CitationCONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 4, Coimbra, Portugal, 2000 – “Sociedade portuguesa : passados recentes, futuros próximos : actas” [CD-ROM]. Oeiras : Celta Editora, 2002.
Abstract(s)Considerando as mútuas influências dos campos teológico-religioso e sociocultural, é pertinente analisar as imagens da mulher projectadas pelo Cristianismo, percebendo que delas podem ser retiradas consequências ao nível dos modelos de auto-representação femininos e das desigualdades e hierarquias de género. Enquadramos este tema numa perspectiva que contempla a interiorização de imagens e a construção da identidade feminina no processo de interacção social, salientando a importância dos esquemas inconscientes de auto-percepção das mulheres, que moldam modos de ser e contribuem, em grande parte, para a perpetuação estrutural da ordem masculina e feminina. Fornecendo um discurso povoado de imagens justificadoras - mas apresentadas como naturais e de origem divina -, o Cristianismo disponibiliza às mulheres os seus modelos de representação que estas, secularmente, tendem a aceitar como naturais e não como histórica e socialmente construídos. Assim, a Igreja encara a mulher fixando imagens, continuamente sujeitas a processos de sedimentação, do que a mulher é e do que deveria ser.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/5357
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Comunicações / Communications

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