Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/5357

TítuloSer Eva e dever ser Maria: paradigmas do feminino no cristianismo
Autor(es)Mota-Ribeiro, Silvana
Palavras-chaveCristianismo
Mulher
Imagem
Data2000
EditoraCelta
CitaçãoCONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 4, Coimbra, Portugal, 2000 – “Sociedade portuguesa : passados recentes, futuros próximos : actas” [CD-ROM]. Oeiras : Celta Editora, 2002.
Resumo(s)Considerando as mútuas influências dos campos teológico-religioso e sociocultural, é pertinente analisar as imagens da mulher projectadas pelo Cristianismo, percebendo que delas podem ser retiradas consequências ao nível dos modelos de auto-representação femininos e das desigualdades e hierarquias de género. Enquadramos este tema numa perspectiva que contempla a interiorização de imagens e a construção da identidade feminina no processo de interacção social, salientando a importância dos esquemas inconscientes de auto-percepção das mulheres, que moldam modos de ser e contribuem, em grande parte, para a perpetuação estrutural da ordem masculina e feminina. Fornecendo um discurso povoado de imagens justificadoras - mas apresentadas como naturais e de origem divina -, o Cristianismo disponibiliza às mulheres os seus modelos de representação que estas, secularmente, tendem a aceitar como naturais e não como histórica e socialmente construídos. Assim, a Igreja encara a mulher fixando imagens, continuamente sujeitas a processos de sedimentação, do que a mulher é e do que deveria ser.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/5357
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Comunicações / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MotaRibeiroS_EvaMaria_00.pdf171,74 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID