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TítuloEra uma vez Mendel, Fleming e Mitchel e também, Gregor, Alexander e George: contar histórias com ciência dentro é uma história de sucesso
Autor(es)Nobre, Alexandra
Palavras-chaveStorytelling
Blogues de Ciência
História da Ciência
Histórias com Ciência
Data2017
Resumo(s)A arte de contar histórias é uma das mais antigas tradições da humanidade e a expressão “Era uma vez” faz magia. Basta dizê-la na aula e é ver os alunos abrirem bem os olhos e inclinarem o corpo, pousando os cotovelos na mesa e a cabeça nas mãos. Ouve-se o “som do silêncio” numa sala de 60 alunos. E por que é que isto acontece? Para começar, as histórias são sequências de eventos relacionados causalmente e, se forem boas (e bem contadas), demoram tempo a desenrolar, prendem a atenção e contemplam pormenores inesperados que nos transportam para dentro delas. Adicionalmente, deixam uma impressão duradoura quer despertando a curiosidade da audiência fazendo com que deseje ouvir mais, quer através da transmissão de um significado mais profundo... “o moral da história”. Por fim, ouvir histórias “sintoniza” os cérebros dos ouvintes numa espécie de mecanismo neural que nos compromete numa cooperação em larga escala e nos mantem seguros. Consciente disto e das potencialidades da ferramenta storytelling em comunicação de Ciência, recorro a ela com frequência nas minhas aulas, sobretudo quando é oportuno o enquadramento histórico de um feito científico. Assim consigo comprometer os alunos, dar-lhes a conhecer pormenores da dimensão Homem que ultrapassam a dimensão investigador e ainda, desfazer mitos que se perpetuam e desmerecem o trabalho desenvolvido por muitos cientistas. “A penicilina foi descoberta por acaso” é um deles. “Gregor Mendel - Há quem chame pai a outro mas a Genética Moderna não pode fazê-lo”, “Acasos felizes - das lágrimas há 90 anos ao sorriso 7 anos depois...” e “Peter Mitchell da Teoria Quimiosmótica? Sim e também de algumas excentricidades...” são 3 textos sobre vida e obra de Alexander Fleming, Gregor Medel e George Mitchel, respectivamente, que escrevi e foram publicados no blogue de Ciência “De Rerum Natura”. Surgiram na sequência de histórias que conto nas minhas aulas e servem de mote a algumas constatações que gostaria de partilhar convosco.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53561
e-ISBN978-989-99391-6-5
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

Ficheiros deste registo:
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