Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/5356

TítuloInvestigação e ensino da comunicação: a implicação necessária
Autor(es)Alves, Aníbal
Palavras-chaveCiências da Comunicação
Avaliação dos cursos universitários
Investigação da Comunicação
Comunicação Social
Lusocom
Data2006
CitaçãoCONGRESO INTERNACIONAL DE COMUNICACIÓN LUSÓFONA (LUSOCOM), 7, Santiago de Compostela, España, 2006 – “Congreso Internacional de Comunicación Lusófona”. [S.l. : s.n., 2006?].
Resumo(s)A revisão crítica dos programas, teorias e métodos de investigação da comunicação, tema proposto da sessão, é necessária tarefa permanente dos investigadores e suas organizações que requer critérios relevantes, complementares e operativos. O critério aqui adoptado consiste na convergência, que se julga indispensável, entre os objectos e métodos do ensino da comunicação na universidade e os objectos e métodos da pesquisa científica da comunicação no mesmo quadro académico. A necessidade daquela convergência deriva, por um lado, do próprio objecto unitário da disciplina de comunicação, e, por outro, do carácter crítico exigido ao conhecimento objecto de ensino universitário. Ora este carácter só é alcançável pela investigação científica. Nesta orientação, propõe-se uma indagação exploratória sobre a presença e ausência da convergência entre o ensino e a investigação da Comunicação na Universidade, considerando por um lado a história recente da emergência e desenvolvimento da área e, por outro lado, destacando algumas orientações recolhidas selectivamente das experiências e documentos das Comissões de Avaliação Externa das licenciaturas de Comunicação, bem como os da Avaliação dos Centros de Investigação da área de Ciências da Comunicação.
The critical revision of the programs, theories and research methods in communication is a necessary permanent task for researchers, their scientific and academic organizations and sponsors. Such revision requires several relevant and operative criteria. The criterion we are now proposing consists in the necessary convergence that is defended, between the objects and methods of communication teaching at university and the objects and methods of scientific research within the same academic framework. The need for such convergence derives, on the one hand, from the unitary object of communication discipline as such. On the other hand it derives from the character of the critical knowledge the university teaching requests. We believe that this character can only be reached through scientific research. Under this perspective, we propose an exploratory quest for the above mentioned convergence by means of a global overview of the recent history of communication sciences, in Portugal, and a selective consideration of some main outlines issued from the Evaluation’s External Commissions concerning the Universities Teaching and the Research Programs in Communication Sciences.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/5356
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AlvesA_investigacaoensinocom_06.pdf104,55 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID