Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53557

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Maria Helena Rodriguespor
dc.contributor.authorMartinho, Maria Helenapor
dc.date.accessioned2018-03-27T12:48:46Z-
dc.date.available2018-03-27T12:48:46Z-
dc.date.issued2015-06-
dc.identifier.citationMoreira, M. H., & Martinho, M. H. (2015). A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básico. Jornal das Primeiras Matemáticas. 4, 23-44.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53557-
dc.description.abstractO presente artigo retrata parte de uma investigação levada a cabo numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, a propósito da utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática. Esta investigação, de caráter qualitativo, foi desenvolvida segundo algumas caraterísticas da metodologia de investigação-ação. Ao longo do artigo apresenta-se os resultados obtidos em duas sessões concretizadas em torno dos conceitos de área e perímetro com recurso ao geoplano. A análise das sessões em causa terá por base as seguintes questões de investigação: Como foi utilizado o geoplano ao longo da realização das atividades propostas? Quais as dificuldades sentidas pelos alunos quando resolviam a tarefa com recurso ao geoplano? De um modo geral, a utilização do geoplano funcionou como uma base concreta e dinâmica para a (re)construção dos conceitos de área e perímetro, assim como para o desenvolvimento de capacidades de visualização espacial. As dificuldades mais notórias foram na transferência das figuras do geoplano para o papel ponteado e vice-versa, na distinção entre os comprimentos do lado e da diagonal de um quadrado formado no geoplano, bem como na determinação das medidas dos lados de uma figura como sendo a distância entre os pregos do geoplano.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto “FCOMP-01-0124-FEDER-041405 (Ref. FCT, EXPL/MHCCED/0645/2013)”.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/133667/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/COMPETE/133667/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectGeoplanopor
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.titleA utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básicopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1130por
oaire.citationStartPage23por
oaire.citationEndPage44por
oaire.citationIssue4por
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalJornal das Primeiras Matemáticaspor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MoreiraMartinho_Geoplano_23_44(4_2015)_high.pdf983,32 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID