Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53557
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, Maria Helena Rodrigues | por |
dc.contributor.author | Martinho, Maria Helena | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-27T12:48:46Z | - |
dc.date.available | 2018-03-27T12:48:46Z | - |
dc.date.issued | 2015-06 | - |
dc.identifier.citation | Moreira, M. H., & Martinho, M. H. (2015). A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básico. Jornal das Primeiras Matemáticas. 4, 23-44. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/53557 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo retrata parte de uma investigação levada a cabo numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, a propósito da utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática. Esta investigação, de caráter qualitativo, foi desenvolvida segundo algumas caraterísticas da metodologia de investigação-ação. Ao longo do artigo apresenta-se os resultados obtidos em duas sessões concretizadas em torno dos conceitos de área e perímetro com recurso ao geoplano. A análise das sessões em causa terá por base as seguintes questões de investigação: Como foi utilizado o geoplano ao longo da realização das atividades propostas? Quais as dificuldades sentidas pelos alunos quando resolviam a tarefa com recurso ao geoplano? De um modo geral, a utilização do geoplano funcionou como uma base concreta e dinâmica para a (re)construção dos conceitos de área e perímetro, assim como para o desenvolvimento de capacidades de visualização espacial. As dificuldades mais notórias foram na transferência das figuras do geoplano para o papel ponteado e vice-versa, na distinção entre os comprimentos do lado e da diagonal de um quadrado formado no geoplano, bem como na determinação das medidas dos lados de uma figura como sendo a distância entre os pregos do geoplano. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto “FCOMP-01-0124-FEDER-041405 (Ref. FCT, EXPL/MHCCED/0645/2013)”. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/133667/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/COMPETE/133667/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | Geoplano | por |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.title | A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básico | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1130 | por |
oaire.citationStartPage | 23 | por |
oaire.citationEndPage | 44 | por |
oaire.citationIssue | 4 | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Jornal das Primeiras Matemáticas | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MoreiraMartinho_Geoplano_23_44(4_2015)_high.pdf | 983,32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |