Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53362

TítuloCartografia dos saberes e práticas docentes da educação para a saúde: diabetes Mellitus no contexto escolar
Autor(es)Silva, Ronaldo
Venturi, Tiago
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveEducação em diabetes
Educação para a Saúde
Concepções de professores
DataDez-2017
EditoraUniversidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)
CitaçãoSilva, R., Venturi, T., Carvalho, G.S. (2017). Cartografia dos saberes e práticas docentes da educação para a saúde: diabetes Mellitus no contexto escolar. In: Correia, L.G., Leão, R.C. e Poças, S. (Eds.) O Tempo dos Professores. Porto: CIIE-FPCEUP. Pp. 333-339. (ISBN: 978-989-8471-26-0)
Resumo(s)A Diabetes Mellitus (DM) é um importante e crescente problema de saúde pública mundial, independentemente do grau de desenvolvimento econômico e social do país. Dentro dessa perspectiva o uso do diálogo com os profissionais atuantes na escola sobre a DM representa um momento valioso para a prevenção de agravos e promoção a saúde de crianças e adolescentes. Esta investigação tem como objetivo compreender os saberes e as práticas dos docentes da educação básica referentes às ações de educação para a saúde sobre a Diabetes Mellitus (DM) no contexto escolar, visando a orientação do autocuidado relacionada a essa patologia. A amostra desta investigação incluiu 63 professores de diversas áreas de conhecimento do ensino básico e secundário de duas escolas públicas da cidade de Altamira-PA, Brasil. A investigação é qualiquantitativa exploratória. A recolha de dados foi realizada através de um questionário para a caracterização sociodemográfica e profissional dos professores (formação acadêmica e atuação profissional) e sua percepção sobre o ensino de educação para a saúde, bem como de entrevistas (conhecimentos sobre a DM; planejamento, estratégias e metodologia usadas no ensino de saúde e DM e conceções de: saúde, doença e educação para a saúde, e importância de ensinar saúde), cujas transcrições foram sujeitas a análise de conteúdo. Os resultados demostram que os docentes em seu processo de formação acadêmica e continua e em atuação profissional não apresentam conhecimentos específicos para ensinarem temáticas relacionadas à saúde, especialmente sobre DM. Diante dos resultados apresentados na caracterização dos saberes e práticas docentes para a saúde em DM torna-se evidente a necessidade de que as políticas públicas de formação de professores criem e implementem um currículo que aborde temas ou projetos de educação para a saúde nos cursos de licenciatura e formação continua para promoverem a saúde individual e coletiva de crianças e adolescentes.
Diabetes Mellitus (DM) is an important and growing public health problem worldwide, regardless of the degree of economic and social development of the country. Within this perspective, the use of the dialogue with the professionals working in the school about DM represents a valuable moment for diseases prevention and health promotion of children and adolescents. This research aims to understand the knowledge and practices of teachers of basic education regarding health education on Diabetes Mellitus (DM) in the school context, aiming at the orientation of self-care related to this pathology. The sample of this investigation included 63 teachers from different areas of knowledge of primary and secondary education of two public schools in the city of Altamira-PA, Brazil. This is an exploratory qualitative and quantitative research. Data collection was carried out through a questionnaire for the teachers’ socio-demographic, professional characterization (academic training and professional performance) and for their perception about health education, as well as through interviews (knowledge about DM; strategies and methodology used in health education and DM and conceptions of health, disease and health education, and the importance of teaching health), which transcripts were subject to content analysis. Results show that teachers in their academic and continuing training process and in professional practice do not present specific knowledge to teach health-related topics, especially DM. Faced with the results of teachers’ knowledge and teaching practices for DM health, it becomes evident the need for public policies of teacher training create and implement a curriculum that addresses themes or projects of health education in undergraduate and continuing education courses to promote children’s and adolescents’ individual and collective health.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53362
e-ISBN978-989-8471-26-0
Versão da editorahttps://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdf
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
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