Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/53191

TitleA compreensão do tempo e o desenvolvimento da competência da temporalidade em História em articulação com a Matemática em alunos do 4º ano
Author(s)Oliveira, Ana João
Solé, Maria Glória Parra Santos
KeywordsEducação Histórica
Educação Matemática
Compreensão Histórica
Issue date2016
PublisherCentro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM)
CitationOliveira, A. J. & Solé, G. (2017). A compreensão do tempo e o desenvolvimento da competência da temporalidade em História em articulação com a Matemática em alunos do 4º ano. In Cláudia Pinto Ribeiro; Helena Vieira; Isabel Barca et al. Epistemologias e Ensino da História (XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica) (pp.141- 160). Porto: CITCEM.
Abstract(s)O presente estudo foi implementado numa turma de 4.º ano de escolaridade de 20 alunos, numa escola da cidade de Braga. Perspetivou-se com este estudo de investigação-ação analisar de que forma os alunos compreendem e desenvolvem conhecimentos ao nível do tempo e da temporalidade em História em articulação com a Matemática. O conceito de tempo e de tempo histórico são complexos e a estes surgem associados conceitos como cronologia, duração, mudança, periodização, apesar de serem de difícil compreensão e assimilação por parte dos alunos, são fundamentais para compreender a passagem do tempo em História. No âmbito deste estudo formularam-se as seguintes questões de investigação: Que conceções, co-nhecimentos e competências detém os alunos ao nível da temporalidade?; Como é que os alu-nos constroem e desenvolvem a compreensão do tempo e da temporalidade em História em articulação com a Matemática (raciocínio lógico-matemático) a partir de atividades desafiado-ras e problematizadoras?; Que competências ao nível da compreensão da temporalidade desen-volveram os alunos a partir das atividades desafiadoras e problematizadoras que visaram arti-cular a História e a Matemática? No suceder das intervenções realizadas, foram implementadas diversas atividades, onde foram aplicados diferentes instrumentos para a recolha de dados. Este grupo de alunos evidenciou no início do projeto graves lacunas no que concerne ao tempo e à temporalidade em História, tendo-se verificado com a sua implementação um grande progresso ao nível da capacidade de interpretação e sequencialização de acontecimentos num friso cronológico, bem como na compreensão do conceito de duração, que implicava raciocínio lógico- matemático. As competências desenvolvidas ao nível da compreensão da temporalidade revelam-se essenciais para uma melhor aprendizagem da História
TypeconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/53191
ISBN978-989-8351-74-6
Publisher versionhttp://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id024id1543&sum=sim
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ebook_Epistemologias_e_Ensino_de_História- Ana João & Glória Solé.pdf153,97 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis