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TítuloA compreensão do tempo e o desenvolvimento da competência da temporalidade em História em articulação com a Matemática em alunos do 4º ano
Autor(es)Oliveira, Ana João
Solé, Glória
Palavras-chaveEducação Histórica
Educação Matemática
Compreensão Histórica
Data2016
EditoraCentro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM)
CitaçãoOliveira, A. J. & Solé, G. (2017). A compreensão do tempo e o desenvolvimento da competência da temporalidade em História em articulação com a Matemática em alunos do 4º ano. In Cláudia Pinto Ribeiro; Helena Vieira; Isabel Barca et al. Epistemologias e Ensino da História (XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica) (pp.141- 160). Porto: CITCEM.
Resumo(s)O presente estudo foi implementado numa turma de 4.º ano de escolaridade de 20 alunos, numa escola da cidade de Braga. Perspetivou-se com este estudo de investigação-ação analisar de que forma os alunos compreendem e desenvolvem conhecimentos ao nível do tempo e da temporalidade em História em articulação com a Matemática. O conceito de tempo e de tempo histórico são complexos e a estes surgem associados conceitos como cronologia, duração, mudança, periodização, apesar de serem de difícil compreensão e assimilação por parte dos alunos, são fundamentais para compreender a passagem do tempo em História. No âmbito deste estudo formularam-se as seguintes questões de investigação: Que conceções, co-nhecimentos e competências detém os alunos ao nível da temporalidade?; Como é que os alu-nos constroem e desenvolvem a compreensão do tempo e da temporalidade em História em articulação com a Matemática (raciocínio lógico-matemático) a partir de atividades desafiado-ras e problematizadoras?; Que competências ao nível da compreensão da temporalidade desen-volveram os alunos a partir das atividades desafiadoras e problematizadoras que visaram arti-cular a História e a Matemática? No suceder das intervenções realizadas, foram implementadas diversas atividades, onde foram aplicados diferentes instrumentos para a recolha de dados. Este grupo de alunos evidenciou no início do projeto graves lacunas no que concerne ao tempo e à temporalidade em História, tendo-se verificado com a sua implementação um grande progresso ao nível da capacidade de interpretação e sequencialização de acontecimentos num friso cronológico, bem como na compreensão do conceito de duração, que implicava raciocínio lógico- matemático. As competências desenvolvidas ao nível da compreensão da temporalidade revelam-se essenciais para uma melhor aprendizagem da História
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53191
ISBN978-989-8351-74-6
Versão da editorahttp://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id024id1543&sum=sim
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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