Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53137

TítuloPatrimónio histórico de Braga como recurso didático: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade
Autor(es)Almeida, Érica
Solé, Glória
Palavras-chaveEducação Patrimonial
Fontes Patrimoniais
Significância e Evidência
Data2017
EditoraCentro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM)
CitaçãoAlmeida, E. & Solé, G. (2017). Património histórico de Braga como recurso didático: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade. In Cláudia Pinto Ribeiro; Helena Vieira; Isabel Barca et al. Epistemologias e Ensino da História (XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica) (pp.239-259). Porto: CITCEM.
Resumo(s)Esta comunicação visa apresentar um estudo que foi desenvolvido em contexto de intervenção pedagógica supervisionada no âmbito do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Universidade do Minho), implementado numa turma de 25 alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico do 5.ºano de escolaridade. A investigação debruçou-se sobre o estudo do património histórico de Braga, procurando averiguar em que medida a exploração sistemática e fundamentada do património local poderá constituir uma estratégia pedagógica para a construção do conhecimento histórico no ensino básico. Neste sentido, formularam-se as seguintes questões de investigação: Quais as potencialidades do estudo do património histórico como estratégia como estratégia pedagógica para a construção do conhecimento histórico?; Que conhecimentos os alunos constroem a partir do estudo do património histórico local? e que Fontes os alunos consideram mais relevantes e valorizam no estudo da história local? Esta estratégia foi desenvolvida e implementada segundo uma abordagem construtivista, operacionalizada no modelo de aula oficina (Barca, 2004). Em contexto de visita de estudo, os alunos exploraram algumas fontes patrimoniais existentes na cidade, nomeadamente, na Sé de Braga a pia batismal, a abóbada de cruzaria e a cruz da primeira missa no Brasil celebrada aquando da chegada de Pedro Álvares Cabral e ainda um monumento classificado como património nacional, a Casa dos Coimbrãs, relacionado com a temática em estudo. Neste sentido, foram previamente construídos vários instrumentos de recolha de dados (fichas de trabalho e Abrir Sumário guião visita), suportes materiais áudios com informações pertinentes acerca dos vários locais a visitar e jogos didático-pedagógicos com vista à sistematização e consolidação dos conhecimentos dos alunos numa fase final do estudo A partir da recolha, análise indutiva dos dados e a sua categorização, tendo por base a Ground Theory conclui-se que os alunos foram capazes de interpretar fontes patrimoniais diversas, realizar inferências e deduções no contacto direto com as fontes patrimoniais, mobilizar conhecimentos prévios e conhecimento histórico construído. Revelaram níveis de significância histórica bastante sofisticados, atribuindo significância ao património local, nos níveis objetivista básica e objetivista sofisticada, procedendo a argumentações e generalizações.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53137
ISBN978-989-8351-74-6
Versão da editorahttp://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id024id1543&sum=sim
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ebook_Epistemologias_e_Ensino_de_Histria_ Érica Almeida & Glória Solé.pdf359,9 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID