Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53063
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Laura | por |
dc.contributor.author | Afonso, Ana Sofia | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-21T12:23:56Z | - |
dc.date.issued | 2016-12 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, L.M. & Afonso, A.S. (2016). À descoberta da célula com textos de divulgação científica (p.21-33). Atas do 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos. Viana do Castelo: IPVC | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8756-09-1 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/53063 | - |
dc.description.abstract | Escrever textos nas aulas de ciências constitui um processo ainda pouco habitual, mas relevante na promoção da aprendizagem. Neste trabalho procura-se estimular a criatividade dos alunos na produção textual na área das ciências. A produção textual é um processo cognitivo complexo que requer, entre outros aspetos, que o indivíduo relembre e reestruture conceitos, coloque hipóteses, interprete, sintetize e confronte ideias. Neste trabalho, analisa-se a qualidade dos textos de divulgação científica produzidos por 6 grupos de alunos do 5º ano de escolaridade. Este processo ocorreu após a lecionação do conteúdo programático “A célula – unidade na constituição dos seres vivos”, a qual fez uso, entre outros recursos, da exploração de um texto de divulgação científica proveniente de uma revista de divulgação destinada ao público infantil e juvenil. Envolveu quatro momentos principais: 1) planificação do conteúdo do texto e organização da informação, tendo como guião um mapa de conceitos construído no final da lecionação do conteúdo programático supramencionado; 2) textualização apoiada por um guião com a estrutura textual de textos de divulgação científica para revistas; 3) auto revisão e revisão por pares dos textos produzidos, apoiadas por um guião de avaliação e 4) edição de um número de uma revista de divulgação com os textos produzidos. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de desenvolver o espírito crítico dos alunos bem como de estimular a sua criatividade. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação | por |
dc.rights | closedAccess | por |
dc.subject | Textos de divulgação científica | por |
dc.subject | Ciências naturais | por |
dc.subject | Socioconstrutivismo | por |
dc.subject | Produção textual | por |
dc.title | À descoberta da célula com textos de divulgação científica | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 6 Julho 2016 | por |
sdum.event.title | 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos (2016) | por |
sdum.event.type | meeting | por |
oaire.citationStartPage | 21 | por |
oaire.citationEndPage | 33 | por |
oaire.citationConferencePlace | Viana do Castelo, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos (2016) | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oliveira_Afonso_Criatividade.pdf Acesso restrito! | 1,32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |