Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53063

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Maria Laurapor
dc.contributor.authorAfonso, Ana Sofiapor
dc.date.accessioned2018-03-21T12:23:56Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationOliveira, L.M. & Afonso, A.S. (2016). À descoberta da célula com textos de divulgação científica (p.21-33). Atas do 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos. Viana do Castelo: IPVCpor
dc.identifier.isbn978-989-8756-09-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53063-
dc.description.abstractEscrever textos nas aulas de ciências constitui um processo ainda pouco habitual, mas relevante na promoção da aprendizagem. Neste trabalho procura-se estimular a criatividade dos alunos na produção textual na área das ciências. A produção textual é um processo cognitivo complexo que requer, entre outros aspetos, que o indivíduo relembre e reestruture conceitos, coloque hipóteses, interprete, sintetize e confronte ideias. Neste trabalho, analisa-se a qualidade dos textos de divulgação científica produzidos por 6 grupos de alunos do 5º ano de escolaridade. Este processo ocorreu após a lecionação do conteúdo programático “A célula – unidade na constituição dos seres vivos”, a qual fez uso, entre outros recursos, da exploração de um texto de divulgação científica proveniente de uma revista de divulgação destinada ao público infantil e juvenil. Envolveu quatro momentos principais: 1) planificação do conteúdo do texto e organização da informação, tendo como guião um mapa de conceitos construído no final da lecionação do conteúdo programático supramencionado; 2) textualização apoiada por um guião com a estrutura textual de textos de divulgação científica para revistas; 3) auto revisão e revisão por pares dos textos produzidos, apoiadas por um guião de avaliação e 4) edição de um número de uma revista de divulgação com os textos produzidos. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de desenvolver o espírito crítico dos alunos bem como de estimular a sua criatividade.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educaçãopor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectTextos de divulgação científicapor
dc.subjectCiências naturaispor
dc.subjectSocioconstrutivismopor
dc.subjectProdução textualpor
dc.titleÀ descoberta da célula com textos de divulgação científicapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate6 Julho 2016por
sdum.event.title4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos (2016)por
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage21por
oaire.citationEndPage33por
oaire.citationConferencePlaceViana do Castelo, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublication4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos (2016)por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Oliveira_Afonso_Criatividade.pdf
Acesso restrito!
1,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID