Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52894

TítuloA comunicação interna no contexto das organizações: o caso Sporting Clube de Braga
Autor(es)Rodrigues, Maria João Mendes
Orientador(es)Pires, Helena
Palavras-chaveComunicação interna
Comunicação organizacional
Relações-públicas
Internal communication
Organizational communication
Public relations
Data2017
Resumo(s)Hoje em dia é fundamental uma organização/empresa praticar uma comunicação interna eficaz. Cada vez mais a Comunicação Interna numa organização é o ponto fulcral para o seu desenvolvimento e para a sua expansão e faz com que a imagem da empresa seja positiva para o público exterior. É consciente a importância que a comunicação representa, se esta não funcionar considera-se que não há sucesso na organização. A comunicação interna é um reflexo claro da cultura organizacional, porque existe um processo de influência mútua entre ambas. As organizações têm de responder às expectativas de todos os seus stakeholders e é através da comunicação interna que as mesmas oferecem relacionamentos saudáveis, colaboradores aptos e focados na missão, tornando a organização mais forte e competitiva. Por isso, a missão prioritária da comunicação interna como ferramenta organizacional é contribuir para o desenvolvimento e imagem das organizações e a manutenção de um clima estável entre todos para o cumprimento da missão e metas da organização. Um bom contributo para que todo este processo resulte é o papel de um Relações Públicas na empresa/organização. Mas será que todas as organizações apostam numa boa comunicação interna? Será que utilizam a boa comunicação entre todos para o sucesso da organização? Tem o Relações Públicas um papel fulcral neste processo? Tendo por referência a experiência de estágio realizada no Departamento Comercial e Marketing do Sporting Clube de Braga, este relatório centra-se nestas questões e na análise do tema comunicação interna como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de uma organização, e se a comunicação interna dentro do SCBraga é ou não eficaz para o funcionamento do clube.
Nowadays it is fundamental an organization / company to practice effective internal communication. Increasingly, Internal Communication in an organization is the focal point for its development and expansion and makes the company's image positive for the outside public. It is aware of the importance that communication represents, if this does not work it is considered that there is no success in the organization. Internal communication is a clear reflection of organizational culture, because there is a process of mutual influence between both. Organizations have to respond to the expectations of all their stakeholders and it is through internal communication that they provide healthy relationships, fit and mission-focused employees, making the organization stronger and more competitive. Therefore, the priority mission of internal communication as an organizational tool is to contribute to the development and image of organizations and the maintenance of a stable climate among all for the accomplishment of the organization's mission and goals. A good contribution to the whole process is the role of Public Relations in the company / organization. But do all organizations bet on good internal communication? Do they use good communication among all for the success of the organization? Does Public Relations has a central role in this process? Referring to the internship experience held at the Comercial and Marketing Office of Sporting Clube de Braga, this report focuses on these issues and on the analysis of the topic internal communication as a fundamental tool for the development of an organization, and if the internal communication within SC Braga is or isn't effective for the functioning of the club.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52894
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria João Mendes Rodrigues.pdf
Acesso restrito!
8,97 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID