Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/52893

TitleAs motivações e o perfil do visitante do município de Braga
Author(s)Abreu, Jéssica de
Advisor(s)Remoaldo, Paula Cristina Almeida
Bettencourt, Ana M. S.
KeywordsPatrimónio
Turismo cultural
Braga
Motivações de viagem
Perfil do turista
Heritage
Cultural tourism
Braga
Travel motivation
Tourist profile
Issue date2017
Abstract(s)Atualmente o património juntamente com o turismo tem-se constituído como uma componente que permite potenciar o desenvolvimento de muitos lugares e de muitos países, permitindo melhorar os aspetos económicos, sociais, culturais e ambientais, e capaz de proporcionar experiências únicas aos visitantes e à população local através da interação de diferentes culturas. O município de Braga encontra-se cada vez mais referenciado como um destino de visita turística do Norte de Portugal, afirmando-se progressivamente no turismo cultural e religioso, nomeadamente através do seu património histórico, artístico e arquitetónico, e pela história envolvente. Com isto, tal como qualquer outro produto turístico é fundamental identificar as perceções, motivações e os atributos que o consumidor procura, e que possui sobre um destino. De igual modo, a presente dissertação foca-se em identificar e conhecer o perfil e as motivações do turista e visitante do município de Braga em 2017. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de natureza quantitativa, tendo por base a aplicação de inquéritos autoadministrados a 306 turistas que visitaram o município de Braga. Posteriormente à aplicação destes inquéritos, e feita uma análise dos dados recolhidos, foi-nos possível elaborar e identificar os principais atributos que constituem a imagem de marca do destino de Braga. Em termos de resultados obtidos, concluiu-se que existe um bom nível de satisfação e de recomendação por parte dos turistas. Esta satisfação está relacionada com as perceções do destino, como destino de turismo cultural e religioso, afirmando-se como as principais motivações dos turistas. Os principais atributos percebidos da cidade relacionaram-se com o “relevante património artístico e arquitetónico” e com a“boa oferta do património religioso e igrejas”. Por fim, partindo das informações recolhidas nos inquéritos, foi elaborada uma análise SWOT e avançadas algumas estratégias de comunicação do destino.
Nowadays, heritage along with tourism has become a component that allows the development of many places and many countries, improving economic, social, cultural and environmental aspects, and providing unique experiences for visitors and the population through the interaction of different cultures. The municipality of Braga is increasingly referred to as a tourist destination in the North of Portugal, progressively affirming itself in cultural and religious tourism, namely through its historical, artistic and architectural heritage, and its surrounding history. With this, like any other tourism product, it is fundamental to identify the perceptions, motivations and attributes that the consumer is looking for, and that he has about a destination. Likewise, the present dissertation focuses on identifying and knowing the profile and motivations of the tourist and visitor of the municipality of Braga in 2017. The methodology used in this research was quantitative, based on the application of self-administered surveys to 306 tourists who visited the city of Braga. Subsequent to the application of these surveys, and an analysis of the collected data, we were able to elaborate and identify the main attributes that constitute the brand image of the destination of Braga. In terms of results obtained, it was concluded that there is a good level of satisfaction and recommendation by the tourists. This satisfaction is related to the perceptions of destiny, as a destination of cultural and religious tourism, affirming itself as the main motivations of tourists. The main perceived attributes of the city related to the "relevant artistic and architectural heritage" and the "good supply of religious heritage and churches". Finally, based on the information gathered in the surveys, a SWOT analysis was developed and some strategies of destination communication were advanced.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Património Histórico e Turismo Cultural
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52893
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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