Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52822

TítuloO potencial da rádio na promoção da Literacia Mediática: criação de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar
Outro(s) título(s)The potential of radio in promoting Media Literacy: production of a radio communication workshop in a school context
Autor(es)Mourão, Marisa
Orientador(es)Pereira, Sara
Palavras-chaveLiteracia mediática
Educação para os media
Rádio
Adolescentes
Escola
Media literacy
Media education
Radio
Teenagers
School
Data2017
Resumo(s)A centralidade dos meios de comunicação na sociedade contemporânea evidencia a Literacia Mediática como condição essencial para o exercício da cidadania. Neste sentido, tornase fundamental pensar em estratégias de Educação para os Media que permitam o desenvolvimento de competências neste âmbito. Este foi o propósito que norteou o trabalho que aqui se apresenta. Aliando o contexto escolar e o meio rádio, desenvolvemos um projeto de investigação-ação com alunos a frequentar o 3º ciclo do ensino básico de uma escola situada em Valença, distrito de Viana do Castelo. Numa primeira fase, foi aplicado um questionário a 229 estudantes com o objetivo de conhecer a sua relação com a rádio e de averiguar o seu interesse por acolher um projeto de rádio na escola. Numa segunda fase, e tendo como ponto de partida os dados recolhidos na fase de diagnóstico que mostravam um interesse considerável dos estudantes por desenvolver um projeto em torno da rádio, foi então pensado e planificado um ateliê de comunicação radiofónica tendo por base o Referencial de Educação para os Media (Pereira et al., 2014). A ação foi dinamizada durante 12 aulas de Educação para a Cidadania com uma turma de 23 alunos do 8º ano, a qual foi selecionada entre aquelas que tinham preenchido o questionário do diagnóstico. Durante a fase da ação, recorremos à observação participante, assumindo os alunos, neste processo, um papel ativo, de troca de saberes e de experiências. A avaliação do trabalho teve por base a aplicação de um questionário e a realização de grupos de foco com os alunos e uma entrevista à professora. De modo geral, pode dizer-se que, através do ateliê, foi possível sensibilizar os estudantes para a importância do som e da rádio, bem como favorecer a aquisição de conhecimentos sobre o mundo radiofónico, o desenvolvimento de competências comunicativas e de produção criativa e de uma postura crítica em relação ao trabalho efetuado. A experiência estimulou a participação, consolidando o direito à participação e à expressão dos adolescentes. Em suma, este projeto é indicativo do potencial da comunicação radiofónica na promoção da Literacia Mediática e, simultaneamente, da participação e da cidadania.
The central role of the media in contemporary society shows that Media Literacy is an essential condition for citizenship. In this sense, it is important to think about Media Education strategies that allow the development of competences in this field. This was the purpose that guided this research. Joining the school context and the radio, we developed an action research project with 7th, 8th and 9th grade students from a school in Valença, in the district of Viana do Castelo. In a first phase, a questionnaire was applied to 229 students with the purpose of understanding their relationship with radio and their interest in participating in a school radio project. In a second phase, considering the data collected in the diagnostic phase, that showed that students had considerable interest in developing a radio project, a radio communication workshop was planned and implemented based on the Portuguese Media Education Guidance (Pereira et al., 2014). The action took place during 12 classes of Education for Citizenship with an 8th grade class of 23 students, selected among those who filled the diagnostic questionnaire. During the action phase, we used participant observation, assuming the students, in this process, an active role in exchanging knowledge and experiences. The evaluation was based on a questionnaire and focus groups with students and an interview with the teacher. In general, it can be said that, through the workshop, it was possible to make the students aware of the importance of sound and radio, they also gained knowledge about the radio world, they developed competences in communicative and creative production and a critical posture in relation to the work conducted. The experience stimulated participation, consolidating teenagers` rights to participate and express themselves. In short, this project shows the potential of radio communication in promoting Media Literacy and, simultaneously, participation and citizenship.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (ramo de Investigação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52822
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marisa Vieira Mourao.pdfDissertação de Mestrado6,15 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID