Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52747

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMandler, Marnei Luispor
dc.contributor.authorGomes, Alexandrapor
dc.contributor.authorSantos, Luciane Mulazani dospor
dc.contributor.authorAmaral, Aruana dopor
dc.date.accessioned2018-03-19T10:49:12Z-
dc.date.available2018-03-19T10:49:12Z-
dc.date.issued2017-10-
dc.identifier.citationMandler, M.L.; Gomes, A.; Santos, l. M. & Amaral, A. (2017). Do conhecimento do conteúdo ao conhecimento matemático para o ensino: contributos de uma prática docente compartilhada na formação de professores de matemática. In Anais do VII CIEM, Congresso Internacional de Ensino da Matemática, Canoas, Brasil. Canoas, RS, Brasil: ULBRA.por
dc.identifier.issn2318-7271-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52747-
dc.description.abstractA formação oferecida nos cursos brasileiros de Licenciatura em Matemática costuma privilegiar a aquisição de conhecimentos específicos referentes a conteúdos voltados essencialmente à Matemática Acadêmica que, em geral, se distanciam da Matemática utilizada no trabalho docente na escola básica. Neste texto, apresentamos uma atividade empírica desenvolvida em uma disciplina de uma Licenciatura em Matemática da região sul do Brasil, na qual uma professora de Matemática do Ensino Fundamental atuou de forma cooperativa com o professor do Ensino Superior no planejamento e na condução das aulas que trataram dos temas relacionados à operação de divisão com números naturais. Tal atividade, denominada Prática Docente Compartilhada em Teoria de Números, faz parte de uma pesquisa de doutorado em Ciências da Educação, em andamento, na especialidade de Educação Matemática. Duas edições destas práticas docentes compartilhadas foram executadas com o objetivo de integrar a formação específica em Teoria de Números com os conhecimentos da Matemática Escolar que serão exigidos do futuro professor no exercício de sua profissão docente, estimulando a aquisição de conhecimentos matemáticos necessários para o ensino da divisão no ciclo básico. Indicamos os procedimentos metodológicos adotados e descrevemos um exemplo da abordagem utilizada, destacando os impactos percebidos na formação dos licenciandos e na docência dos próprios professores participantes. Concluímos que a inserção, no processo formativo de futuros professores, de uma profissional com experiência no ensino da Matemática Escolar, consiste em uma ação que permite aproximar a formação oferecida na Licenciatura da realidade posta pela prática docente na escola básica.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Luterana do Brasil (ULBRA)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConhecimento Matemático para o Ensinopor
dc.subjectConhecimento Pedagógico do Conteúdopor
dc.subjectPrática Docente Compartilhadapor
dc.subjectEnsino de Teoria de Númerospor
dc.subjectFormação Inicial de Professores de Matemática.por
dc.titleDo conhecimento do conteúdo ao conhecimento matemático para o ensino: contributos de uma prática docente compartilhada na formação de professores de matemáticapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/view/7470por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage12por
oaire.citationConferencePlaceRio Grande do Sul, Brasilpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalAnais do Congresso Internacional de Ensino da Matemáticapor
sdum.conferencePublicationAnais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática (VII CIEM)por
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
7470-21697-1-PB.pdf427,73 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID