Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52737

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRuão, Teresapor
dc.contributor.authorGonçalves, Adriana Filipa Afonsopor
dc.date.accessioned2018-03-19T10:15:20Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52737-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)por
dc.description.abstractComunicar é condição essencial do comportamento humano desde o princípio da nossa existência. Vivemos numa sociedade organizacional, formada por um número ilimitado de organizações que são parte integrante da vida das pessoas. As organizações são fruto da interação social e criam-se à medida que as relações humanas se constroem e, por isso, são dependentes da comunicação (Kunsch, 2003, p. 20). Neste contexto, o papel da comunicação é essencial para o bom funcionamento de qualquer organização, de forma a conseguir alcançar os seus objetivos, de qualidade e de concorrência. De resto, a investigação mostra que organizações que possuem bons sistemas de comunicação interna, são capazes de atingir melhores condições de planeamento estratégico, onde a informação flui com mais rapidez e facilidade. Ao longo deste relatório de estágio analisaremos a comunicação interna dos Serviços Académicos da Universidade do Minho. Para isso, começaremos por explorar teorias e estudos sobre diversas temáticas, tais como: a comunicação humana, o fenómeno da organização, a comunicação organizacional, a comunicação interna, a eficácia organizacional e comunicacional e as estratégias, com o intuito de encontrar as características e boas formas de conduta. De seguida descreveremos o inquérito realizado, como forma de instrumento que utilizamos para recolher informações sobre a unidade de análise e perceber qual a perceção dos colaboradores dos Serviços Académicos (SAUM) sobre a comunicação interna existente. Dos resultados, salienta-se a necessidade de criar uma estratégia de comunicação interna.por
dc.description.abstractCommunicating is an essential condition of human behavior from the beginning of our existence. We live in an organizational society, made up of an unlimited number of organizations that are an integral part of people’s lives. Organizations are the fruit of social interaction and are created as human relationships build up and are therefore dependent on communication (Kunsch, 2003, p. 20). In this context, the role of communication is essential for the proper functioning of any organization in order to achieve its objectives, quality and competition. In addition, research shows that organizations that have good internal communication systems are able to achieve better strategic planning conditions, where information flows more quickly and easily. Throughout this internship report we will analyze the internal communication of the Academic Services of the University of Minho. In order to do this, we will start by exploring theories and studies on diverse topics, such as: human communication, organization phenomenon, organizational communication, internal communication, organizational and communicational effectiveness and strategies, with the aim of finding the characteristics and good conduct. We will then describe the survey conducted as a form of instrument that we use to gather information about the unit of analysis and to perceive the perception of employees of the Academic Services (SAUM) about the existing internal communication. From the results, it is necessary to create an internal communication strategy.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectComunicação organizacionalpor
dc.subjectComunicação internapor
dc.subjectOrganizaçãopor
dc.subjectEficáciapor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectSAUMpor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectOrganizational communicationpor
dc.subjectInternal communicationpor
dc.subjectOrganizationpor
dc.subjectEffectivenesspor
dc.subjectQualitypor
dc.titleA comunicação interna nos Serviços Académicos da Universidade do Minhopor
dc.title.alternativeThe internal communication in the Academic Services of the University of Minhopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201880601por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade13 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Adriana Filipa Afonso Gonçalves.pdf
Acesso restrito!
1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID