Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52640

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Cátia Lilianapor
dc.contributor.authorSilva, Carlos Manuel Ribeiro dapor
dc.date.accessioned2018-03-16T15:45:38Z-
dc.date.available2018-03-16T15:45:38Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.citationFernandes, Cátia Liliana & Silva, Carlos (2013). A Criança e o Contacto com a Leitura: Estratégias de Motivação e Promoção da Leitura. In Bento D. Silva, Leandro S. Almeida, Alfonso Barca, Manuel Peralbo, Amanda Franco & Ricardo Monginho (Orgs.). Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (2.ª edição, revista e aumentada) (pp. 1203-1230). 11-13 de setembro de 2013. Braga: CIEd – Centro de Investigação em Educação / Instituto de Educação – Universidade do Minho (ISBN 978-989-8525-22-2).por
dc.identifier.isbn978-989-8525-22-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52640-
dc.descriptionA comunicação relativa a este texto foi apresentada na Área Temática 04 – “Educação, Desenvolvimento e Expressões Artísticas”, do “XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia”, realizado entre 11-13 de setembro de 2013, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Este texto é uma síntese do trabalho de investigação e intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito da PES – Prática de Ensino Supervisionado, intitulado “A criança e o contacto com a leitura: estratégias de motivação e promoção da leitura” (Fernandes, 2012) da autoria de Cátia Liliana Fernandes, como requisito para a conclusão do Mestrado de Ensino de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto da Educação da Universidade do Minho, no ano letivo de 2011-12. Pode-se consultar a versão original deste trabalho no REPOSITORIUM da Universidade do Minho, no seguinte URL http://hdl.handle.net/1822/23884 .por
dc.description.abstractEste trabalho é fruto de um percurso efetuado ao nível da intervenção e da investigação, em Jardim-de-Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo promover o gosto e a motivação pela leitura, através da utilização de diferentes estratégias, pensadas de acordo com as necessidades de cada contexto. Deste modo, ao longo deste projeto, foram desenvolvidas várias atividades que procuraram motivar e despertar nas crianças a vontade de criarem hábitos de leitura, ampliando progressivamente a sua autonomia, nas decisões a tomar e nas obras de literatura a escolher. Assim, com este projeto de investigação-ação, procurou-se, também, conhecer e compreender qual a importância atribuída à leitura desde que a criança nasce e quais as suas implicações no desenvolvimento da mesma. A realização de todo este processo permitiu retirar algumas conclusões e adquirir novas aprendizagens importantes para o desenvolvimento da prática profissional dos Educadores de Infância e dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. É de valorizar as práticas que, desde cedo, promovem o contacto da criança com a leitura, fomentando alguns hábitos, assim como o respeito e o gosto pelo livro e pelo ato de ler. É fundamental que, ao longo de toda a sua vida, a criança tenha modelos que lhe possibilite conhecer a simplicidade do prazer de ouvir uma história e entrar num outro mundo. Este contacto permite desenvolver competências linguísticas, sociais e pessoais, pelo que se apresenta como um caminho fundamental a percorrer em toda a educação da criança. Hoje, mais do que nunca, um leitor forma-se desde o berço. Qualquer criança tem condições mais favoráveis para reconhecer a importância da leitura e adquirir o gosto de ler se vive num ambiente onde o recurso ao livro entrou, com naturalidade, no conjunto dos seus hábitos quotidianos.por
dc.description.abstractThis work is the result of a long journey of intervention and investigation made in a kindergarten and in a primary school with the aim of promoting the pleasure and the motivation on reading through the use of different strategies, thought through the contexts needs. This way, during this project, many activities, that motivates and awakes the children to the will of creating reading habits, increasing gradually their autonomy on the decisions made and on the literature pieces chosen, were developed. So, with this project, based on the action–research methodology, I also tried to know and understand the emphasis given to early reading and its implications on the development of children. The achievement of this whole process allowed to draw some conclusions and the acquiring of new important learning, for the development of the professional practice as a kindergarten educator and as a primary teacher. Practices that promote the child’s early contact with literature and also reading habits as respect and pleasure for the book and for the act of reading are valued. It is essential that, throughout their lives, children have models that give them the knowledge of the simple pleasure of hearing a story and entering another world. This contact allows the developing of linguistic, social and personal skills essential on children education. Today, more than ever, a reader is formed from the cradle. Every child has the most favourable conditions for recognizing the importance of reading and acquiring its taste, if they live in an environment where the use of the book comes naturally on the daily habits.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectEstratégias de motivação e promoção da leiturapor
dc.subjectA criança e o contacto com a leiturapor
dc.subjectCriação de hábitos de leiturapor
dc.subjectDesenvolvimento de competências linguísticas, sociais e pessoaispor
dc.subjectFormação do leitor no contexto da Educação Básicapor
dc.titleA criança e o contacto com a leitura: estratégias de motivação e promoção da leiturapor
dc.title.alternativeThe child and the contact with reading: strategies of motivation and promotion of readingpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewednopor
dc.relation.publisherversionhttp://webs.ie.uminho.pt/xiigp/at4.pdfpor
oaire.citationStartPage1203por
oaire.citationEndPage1230por
oaire.citationIssue2.ª edição, revista e aumentadapor
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAtas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Galaico_2013_CLFernandes_&_CSilva_1203-1230_&capa.pdf1,97 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID