Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52630

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Catarina Vasconcelospor
dc.contributor.authorGomes, Alexandrapor
dc.date.accessioned2018-03-16T15:05:46Z-
dc.date.available2018-03-16T15:05:46Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.citationGonçalves, C. V. & Gomes, A. (2015). O conhecimento matemático de Professores de 1.º ciclo em Portugal. In Atas da CIEMeLP 2015: Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. Coimbra, Portugal.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52630-
dc.description.abstractDurante muitas décadas, em todo o mundo, os esforços para se melhorar os sistemas educativos centraram-se sobretudo na organização e na gestão das escolas e na melhoria e na inovação dos currículos. Atualmente, a melhoria da qualidade de ensino e dos conhecimentos dos professores encontra-se na primeira linha dos fatores críticos a ter em conta para melhorar a educação, emergindo, assim, consequentemente, a relevância da avaliação dos professores. Neste perspetiva, com este trabalho, inserido no estudo do Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade Matemática Elementar, na Universidade do Minho, iniciado em Outubro de 2014, com recurso a uma metodologia mista, vai-se investigar o conhecimento matemático dos professores do 1º ciclo, em Portugal. Para isso, definiu-se as seguintes questões de investigação: (1) O que se avalia nos docentes de 1.º ciclo em Portugal? (2) Como se caracteriza o conhecimento matemático de professores de 1.º ciclo em Portugal até 5 anos de serviço? (3) Que conhecimentos matemáticos revelam os professores de 1º ciclo sobre conceitos de geometria elementares? (4) Quais os obstáculos (de natureza cognitiva, didática, epistemológica e metacognitiva) na construção de conceitos geométricos elementares por parte de professores de 1.º ciclo em Portugal? A recolha de dados será feita recorrendo fundamentalmente a 4 técnicas: análise documental, donde se dastaca a analise das Provas de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades – Componente Específica – Matemática nível 1 e respetivos resultados, questionário e entrevistas.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPapel do professorpor
dc.subjectConhecimento matemáticopor
dc.subjectAvaliação docentepor
dc.titleO conhecimento matemático dos Professores de 1.º ciclo em Portugalpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferencePlaceCoimbra, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationCIEMeLP 2015: Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa "As múltiplas formas de fazer e comunicar a cultura matemática em língua portuguesa"por
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CiEMeLP2015-1.pdf76,46 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID