Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52630
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Catarina Vasconcelos | por |
dc.contributor.author | Gomes, Alexandra | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-16T15:05:46Z | - |
dc.date.available | 2018-03-16T15:05:46Z | - |
dc.date.issued | 2015-10 | - |
dc.identifier.citation | Gonçalves, C. V. & Gomes, A. (2015). O conhecimento matemático de Professores de 1.º ciclo em Portugal. In Atas da CIEMeLP 2015: Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. Coimbra, Portugal. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/52630 | - |
dc.description.abstract | Durante muitas décadas, em todo o mundo, os esforços para se melhorar os sistemas educativos centraram-se sobretudo na organização e na gestão das escolas e na melhoria e na inovação dos currículos. Atualmente, a melhoria da qualidade de ensino e dos conhecimentos dos professores encontra-se na primeira linha dos fatores críticos a ter em conta para melhorar a educação, emergindo, assim, consequentemente, a relevância da avaliação dos professores. Neste perspetiva, com este trabalho, inserido no estudo do Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade Matemática Elementar, na Universidade do Minho, iniciado em Outubro de 2014, com recurso a uma metodologia mista, vai-se investigar o conhecimento matemático dos professores do 1º ciclo, em Portugal. Para isso, definiu-se as seguintes questões de investigação: (1) O que se avalia nos docentes de 1.º ciclo em Portugal? (2) Como se caracteriza o conhecimento matemático de professores de 1.º ciclo em Portugal até 5 anos de serviço? (3) Que conhecimentos matemáticos revelam os professores de 1º ciclo sobre conceitos de geometria elementares? (4) Quais os obstáculos (de natureza cognitiva, didática, epistemológica e metacognitiva) na construção de conceitos geométricos elementares por parte de professores de 1.º ciclo em Portugal? A recolha de dados será feita recorrendo fundamentalmente a 4 técnicas: análise documental, donde se dastaca a analise das Provas de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades – Componente Específica – Matemática nível 1 e respetivos resultados, questionário e entrevistas. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Papel do professor | por |
dc.subject | Conhecimento matemático | por |
dc.subject | Avaliação docente | por |
dc.title | O conhecimento matemático dos Professores de 1.º ciclo em Portugal | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferencePlace | Coimbra, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | CIEMeLP 2015: Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa "As múltiplas formas de fazer e comunicar a cultura matemática em língua portuguesa" | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CiEMeLP2015-1.pdf | 76,46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |